Hello, L.! Quanto à pandemia, as instruções básicas são as mesmas que para qualquer tipo de crise, com as devidas aplicações/adaptações:
1 – Lembrar-se continuamente de que Deus está no controle de tudo. O mundo não é um trem desgovernado (embora às vezes pareça). Lidamos com consequências terríveis da presença do pecado no mundo, mas isso não significa que Deus mudou, que ele deixou de ser bom, ou que ele deixou de cuidar de nós.
2 – Trazer todas as preocupações e ansiedades para Deus, exercitar gratidão e fazer súplicas por outros (esse é o roteiro de Filipenses 4.6-7 – vale a pena meditar sobre essa passagem).
3 – Fazer o que estiver ao seu alcance para seguir as instruções de profissionais da saúde e cientistas. Não passe horas online lendo opiniões de pessoas que não têm conhecimento suficiente para tratar de questões associadas a esse assunto. Aplique com bom senso e sabedoria de Deus as instruções daqueles que têm preparo e capacidade de aconselhar as melhores medidas nesse momento.
4 – Evitar, a todo custo, ficar imersa em notícias e pseudonotícias. Uma vez que você tiver se colocado a par do que você precisa fazer, evite assistir/ler notícias diariamente. De nada lhe adiantará saber quantas pessoas foram infectadas hoje na cidade X, morreram na cidade Y, etc.
5 – Ouvir bom conteúdo cristão, edificante, equilibrado e sábio que ajude a manter a serenidade e fortaleça a confiança em Deus. Recomendo, por exemplo, a seguinte mensagem que, aliás, ajuda a responder sua dúvida: https://www.youtube.com/watch?v=yTY0MLlabRI
E, quanto a pessoas que têm opiniões diferentes sobre usos e costumes, como creio que conversamos em outras ocasiões, o melhor é procurar evitar conflito. Não discuta. Não argumente. Fique na sua. Ouça e diga algo do tipo: “Respeito sua opinião, embora eu pense diferente” e, na medida do possível, remova-se da situação, saia de perto da pessoa, ou mude de assunto. Se a pessoa insistir, diga que você não quer tratar dessa questão com ela. Ponto final.
De modo mais específico em relação a sua avó, recomendo que você releia a conversa que tivemos sobre esse assunto aqui: https://www.faithgirlz.com.br/su-qual-e-o-limite-de-cuidar-dos-pais-idosos-minha-mae-tem-muitos-problemas-e-dificuldades-minha-vo-e-uma-pessoa-extremamente-dificil-ela-e-uma-pessoa-amargurada-rancorosa-religiosa-ao-extremo/
De fato, a salvação é pela graça
mediante a fé em Cristo. Nada mais e nada menos. Não temos como enxergar o
coração de sua avó e saber se ela deu esse passo ou não. Isso é entre ela e Deus.
Se Deus chamou sua avó para andar com ele, isso significa que, não obstante as dificuldades,
os erros e as limitações dela, Deus vai dar o que ela precisa para essa jornada.
Até a próxima, e cuide-se bem 🙂
Kisses,
Su