Hello, L.! Para uma pessoa como o caso fictício que você descreve, não é questão (em um primeiro momento) de explicar interpretação bíblica, mas de tratar do problema psiquiátrico que levou a essa situação.
Agora, para alguém em estado mental mais equilibrado, existem algumas considerações que podem ser úteis:
1 – Temos de lembrar que a Bíblia foi escrita ao longo de vários séculos, por várias pessoas, em vários lugares. Cada uma dessas pessoas vivia dentro de uma realidade, tinha uma visão de mundo e estava escrevendo para um público específico. Embora a Bíblia toda seja inspirada por Deus, temos de levar esses fatos em conta ao ler o texto.
2 – Ligado ao item acima, temos o fato de que o texto bíblico é repleto de questões específicas a determinadas culturas e momentoso da história. Por isso é tão importante estudar esses elementos para entender o texto. Não podemos ver a Bíblia como um livro isolado de toda a realidade humana.
3 – A Bíblia não é um simples manual de instruções. Nem tudo o que está no texto Bíblia se aplica diretamente a nós hoje. Nosso papel ao ler o texto é pedir ajuda do Espírito Santo para extrair princípios que se apliquem a nossa vida hoje.
4 – A Bíblia é um texto muito rico, que tem vários gêneros (poético, profético, narrativo, etc.) e recursos literários (símiles, metáforas, parábolas, etc.). Temos de levar em conta esses aspectos literários também.
5 – E, ao ler qualquer texto, precisamos ver onde ele está inserido. Qual é o propósito do livro todo? Do capítulo? O que vem antes e depois? Em outras palavras, precisamos ler dentro do contexto escrito (e não só do contexto histórico e cultural).
Sabemos que a Bíblia não traz, em seus princípios, nem erros nem contradições. E também sabemos que o próprio texto bíblico nos ajuda a entender outras passagens (um texto contribui para a interpretação de outro).
Ler e interpretar a Bíblia é algo que precisa ser considerado com muita seriedade e, acima de tudo, com total dependência do Espírito Santo. Não é preciso ser um grande estudioso, cercado de comentários e dicionários, para entender o texto bíblico (embora recursos adicionais sejam bastante úteis!). Mas é preciso ler com atitude humilde e receptiva, para que Deus fale o que ele quer mostrar.
Até a próxima!
Kisses,
Su