Hello, A.! Toda a equipe do blog FaithGirlz fica feliz de saber que você está curtindo os conteúdos!
De fato, como você percebeu, existem algumas linhas diferentes de interpretação e de pensamento a esse respeito. A única coisa que posso lhe dizer aqui é a linha que me parece mais coerente.
Para começar, precisamos entender que a Bíblia foi escrita durante um longo período, de muitos séculos, e há muito tempo atrás. Isso não torna seu conteúdo irrelevante de maneira nenhuma. Ela com certeza traz a Palavra de Deus para nós. Mas, isso significa que a gente precisa entender o momento histórico e a cultura em que algumas coisas foram escritas e procurar refletir sobre como essas coisas se aplicam a nossa realidade atual.
O principal versículo que alguns cristãos usam para justificar a disciplina física é Provérbios 13.24 que, nas versões mais antigas, diz: “Odeia seu filho quem o poupa da vara, mas quem o ama o castiga no tempo certo” (A21). Versões mais atuais trazem, por exemplo: “Quem não corrige os filhos mostra que não os ama; quem ama os filhos se preocupa em discipliná-los (NVT)”.
No tempo em que esse versículo foi escrito, o castigo físico era algo amplamente aceito e usado na sociedade do antigo Israel. A “vara”, portanto, era símbolo de disciplina, de corrigir e ensinar os filhos. Quando buscamos aplicar os ensinamentos bíblicos aos nossos dias, é importante entender essas representações. Vemos nessa passagem (e temos confirmação disso em vários outros trechos da Bíblia – veja, por exemplo, Hebreus 12.1-11, que fala de como Deus Pai nos disciplina como seus filhos) que a ênfase é sobre corrigir e instruir (ensinar e colocar limites para os filhos), e não sobre fazer isso de forma física, batendo com vara ou qualquer outro objeto. A criança precisa entender que algumas atitudes e comportamentos não promovem o bem de outros nem dela e que não são parte daquilo que Deus quer de nós. O castigo físico não é a única forma de mostrar isso para ela.
Além do mais, é bom lembrar que, em nosso país, o castigo físico é proibido por lei. Em raros casos, somos chamados a colocar a lei de Deus acima da lei do país. A meu ver, esse não é um caso desse tipo. Se a Bíblia diz que os pais devem corrigir os filhos, mas não necessariamente por meio de castigo físico, por que quebrar a lei?
Como observei no início, essa é a linha que parece fazer mais sentido para mim. Mas, existem outras abordagens. Se essa é uma questão que diz respeito a você pessoalmente, se você precisa tomar decisões sobre isso, peça muita ajuda, sabedoria e clareza de Deus. Ele tem prazer em mostrar o que irá alegrar o coração dele e o que trará mais bênção e alegria para sua vida também 🙂
E, se ainda tiver dúvida ou quiser conversar sobre qualquer assunto, é só escrever novamente!
Kisses,
Su