Olá Su, eu queria saber em sua opinião qual a idade certa para começar a namorar. Tenho 14 anos e gosto muito de um garoto da minha turma. Percebi que de uns anos pra cá minha concepção sobre amor e meu coração mudaram, antes era só uma paixãozinha passageira , mas agora eu sinto de verdade, meu coração literalmente dispara quando penso nele… Eu nunca conversei sobre namoro com meus pais e por isso não sei a opinião deles. Espero que me entenda e que não ache que sou mais uma adolescente com míseros ”problemas” de amor. Amei o blog, beijos. V.
Hello, V.! Não se preocupe, amiga, pois não acredito nessa história de que existem “míseros” problemas de amor ou mesmo dúvidas “bobas”. Todos os dilemas e problemas que enfrentamos são importantes para nós e Deus também os leva muito a sério!
Na verdade, namorar não é igual tirar título de eleitor ou carteira de motorista, o que significa que não depende só da idade. Um namoro é uma relação séria e exclusiva, que nasce de uma boa amizade e tem o objetivo de conhecer melhor a outra pessoa. Faz parte do aprendizado para o compromisso ainda mais sério e para a vida inteira que é o casamento.
Vamos pensar juntas sobre as seguintes questões:
1. É bem importante você conversar com seus pais sobre esse assunto e pedir a orientação deles. Afinal, eles conhecem você muito bem e a amam pra caramba, o que significa que eles podem te orientar melhor do que eu.
2. Além disso, é importante você fazer algumas perguntas para si mesma e respondê-las com bastante sinceridade: Você já tem uma boa amizade com esse garoto? Sua família o conhece? Você está disposta a comprometer-se somente com ele (sem ficar olhando em volta para ver se tem alguém mais interessante, rsrs) e a procurar entendê-lo e ajudá-lo a crescer na caminhada com Deus e nas coisas da vida diária?
3. Namorar na hora certa é supergostoso e divertido, mas também exige uma dose de esforço e dedicação, especialmente quando surgem desentendimentos, o que sempre acontece. Ah, e mais uma coisinha, um bom namoro não deve ter espaço para crises repetidas de ciúmes. Sentir uma pequena insegurança de vez em quando é normal, mas morrer de ciúmes o tempo todo é sinal de que você ainda não tem maturidade suficiente para estar em um relacionamento sério.
Em minha opinião, portanto, o melhor é você conversar bastante com Deus e pedir a orientação dele, conversar com seus pais e ouvir a opinião deles e pensar com calma se você está preparada para assumir esse compromisso.
Quando fazemos as coisas no tempo e do jeito de Deus, aproveitamos ao máximo tudo o que ele tem de melhor para nós!
Kisses,
Su