Hello, H.! Vamos começar pelo mais importante: todo cristão passa por fases em que Deus parece estar distante, ou não se importar. Essa sensação é natural, mas não é verdadeira. Nessas horas, em vez de darmos atenção para nossos sentimentos, nos apegamos às verdades que a Bíblia diz para nossa mente. Por exemplo, Deus prometeu: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hb 13.5). E disse: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria você” (Is 49.15). Sempre que bater a solidão, repita essas verdades para si mesma. Aos poucos elas vão passar de sua mente para seu coração.
E o que isso tem a ver com sua pergunta? Quanto mais sozinhas nos sentimos, mais importância damos a agradar as pessoas. Se, supostamente, ninguém quer sua amizade, pelo menos pode querer sua ajuda com as atividades da escola.
À medida que você for entendendo o quanto é valiosa para Deus, será um pouco menos difícil (note que eu não disse mais fácil, rsrs) dizer não e ser mais assertiva e autoconfiante.
Além disso, existem alguns passos bem práticos que você pode dar para fortalecer sua autoconfiança e sua assertividade:
- Faça uma lista de todas as suas virtudes (p. ex., sou calma, sincera, disposta a ajudar…). Dedique tempo e faça um esforço para ir acrescentando itens a essa lista. Peça para Deus lhe mostrar tudo de bom que ele lhe deu.
- Faça uma lista de coisas que você gostaria de ter em uma amizade e apresente essa lista para Deus. Ele sabe que cada uma de nós precisa de pelo menos uma pessoa para caminhar conosco e, no tempo e do jeito dele, Deus sempre supre nossas necessidades.
- Pense em escrever uma carta para seus pais sobre essa questão do bullying. Dê exemplos claros do que você tem passado e veja o que eles dizem. Na pior das hipóteses, eles vão continuar não entendendo. Na melhor das hipóteses, você terá mais apoio em casa.
- Busque apoio fora de casa. Existe uma mulher (tia, coordenadora, professora, etc.) que você admira e em que você confia. Considere a possibilidade de falar com essa pessoa sobre o que tem acontecido com você.
- Aproveite para ler este artigo que traz várias dicas para lidar com bullying e aumentar sua autoconfiança: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/dez-dicas-para-lidar-com-o-bullying/
E sempre que quiser trocar uma ideia, estamos aqui!
Kisses,
Su