Querida L., sempre bom receber suas mensagens. Essa situação que você descreveu é muito delicada e precisamos pensar com calma. Vamos começar pelos fundamentos bíblicos.
- Quando estamos buscando orientação de Deus em oração, na maior parte das vezes ele nos responde de forma direta, colocando sabedoria e clareza em nosso coração (Tiago 1.5), e não apenas por meio da “palavra” de alguma pessoa que nem sabe do que se trata. Além disso, quando um casal de amigos pede direção, geralmente Deus dá a resposta para os dois, e não só para um. Nosso relacionamento com Deus é pessoal, e não por intermediários. Em minha opinião, portanto, tem algo de estranho nessa história de que “o Senhor respondeu só para ele”. Se a situação envolve você, por que o Senhor não deu convicção para você também?
- É ótimo que vocês estejam buscando a orientação de Deus. Mas, além disso, vocês já conversaram com seus pais? Eles são cristãos? Estão ajudando vocês a orar sobre esse assunto? O que eles dizem? Autorizaram esse namoro? Em minha opinião, nesse caso, a palavra da família tem prioridade sobre a opinião da igreja.
- Se você e seu amigo aceitaram Jesus como Salvador e Senhor de sua vida, vocês dois são cristãos, não importa qual denominação frequentem. O corpo de Cristo é um só, feito de todos que receberam a salvação em Cristo. O princípio de “jugo desigual” (2Coríntios 6.14) se aplica a relacionamentos entre um cristão e um não cristão. Não tem nadinha a ver com namoro entre dois cristãos, sejam eles de que igreja forem. A meu ver, o que esse diácono falou não foi nem um pouco bíblico.
- Agora, é importante entender que essa diferença de denominações pode, de fato, trazer complicações. Se seu amigo faz parte de uma denominação fechada que, pelo jeito, não gosta muito de pessoas de outras igrejas, como vai ser o relacionamento de vocês? Qual igreja vocês vão frequentar? E será que a igreja dele não vai causar problemas para ele? Por isso eu mencionei a questão de ter permissão dos pais. Se os pais de vocês apoiarem, eles podem ajudar vocês a lidar com essas questões da igreja e aconselhá-los melhor nesse sentido.
- Em termos bem práticos, portanto, meu conselho é que vocês continuem com a amizade, conversem com suas famílias sobre essa questão e confiem que, se esse relacionamento faz parte do plano de Deus para vocês, ele vai providenciar para que aconteça e vai encaminhar as coisas. Em minha opinião, ainda é muito cedo para dizer o que Deus tem em mente para vocês. Em geral, Deus vai mostrando a vontade dele aos poucos, à medida que vamos nos aproximando da pessoa e conhecendo-a melhor.
Portanto, prossigam em oração e leiam a Bíblia juntos. Isso é suuuper importante! A Bíblia é a principal fonte de orientação e sabedoria. Deus já deixou a Palavra dele para nós, de modo que não precisamos depender exclusivamente de revelações de outros. A Bíblia é a revelação principal dele!
Até a próxima, amiga!
Kisses,
Su