Querida A., em minha opinião, você tomou a decisão certa ao se afastar desse homem. A impressão é de que ele ainda não sabe muito bem o que quer e, enquanto isso, está enrolando você. É possível que ele tenha afeto por você, mas tudo indica que ele está evitando um compromisso mais sério. O fato de vocês não terem desenvolvido o relacionamento pessoalmente e de ele usar o cuidado da mãe como pretexto para não se comprometer são sinais de que não parece haver muito futuro para vocês.
A meu ver, por mais difícil que seja (e eu sei que é muuuito difícil), o ideal seria você deixar bem claro para ele que as coisas não estão progredindo e que não dá mais para continuar. Não apenas o bloqueei. Termine o relacionamento com uma conversa bem definida, sem pendências e sem chance de voltar atrás. Minha opinião é de que isso será melhor para vocês dois. Você estará livre para buscar novas amizades e, quem sabe, um novo relacionamento que tenha mais reciprocidade e compromisso.
Converse muito com Deus sobre essa situação. Peça bastante sabedoria e direção dele. Deus já escreveu toda a história de sua vida e quer lhe mostrar o próximo capítulo. Confie nele e peça direção. Quando oramos com sinceridade, ele ouve e atende de maneiras surpreendentes. Ele pode lhe dar forças e assertividade para encerrar esse relacionamento tão indefinido e prosseguir com a vida.
E, se quiser conversar mais, é só escrever novamente. Estamos à disposição!
Kisses,
Su