Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Fique tranquila, pois você não está incomodando. Estou preocupada, contudo, que você continue tendo dificuldade de dosar seu tempo online e o quanto você fica na internet à procura de coisas que não ajudam você em suas questões diárias. Você tem procurado colocar em prática aquelas dicas sobre as quais conversamos na semana passada?
Quanto a esse serviço que você menciona, nunca pensei nesse assunto e não tenho um posicionamento imediato a respeito. Existem grandes diferenças entre limitações físicas e limitações mentais que precisariam ser consideradas caso a caso. Não quero lhe dar uma resposta geral, pois haveria o risco de simplesmente ficar especulando e falar besteira, rsrs. Essa é uma questão diretamente relevante para alguém de sua família ou de seu círculo de convívio? Em caso afirmativo, você gostaria de descrever melhor a situação? Se é algo com que você está precisando lidar em seu âmbito de relacionamentos, posso dedicar tempo a estudar melhor a questão. Agora, se é só uma curiosidade, penso que seria bem mais produtivo usarmos esse espaço para tratar de assuntos que poderão ser úteis e edificantes tanto para você como para as outras meninas que vêm aqui, não é mesmo?

Em relação ao casamento entre pessoas com déficit intelectual leve, vai pela mesma linha. É algo que precisa ser tratado caso a caso. Quão leve é o déficit? A pessoa entende o nível de compromisso que está assumindo? Será capaz de arcar com as responsabilidades desse compromisso? Não dá para dar uma resposta geral. É preciso conviver com as duas pessoas envolvidas para entender. Além disso, convém levar em conta a rede de apoio que elas têm – familiares, amigos, terapeutas, etc. De novo, em todos os assuntos dos quais a Bíblia não trata diretamente, não dá para formularmos respostas categóricas. Precisamos buscar direção clara de Deus para cada situação. Isso se aplica a inúmeras questões da atualidade. Não adianta querer absolutizar. O Espírito tem de dar direção de acordo com o coração de cada pessoa envolvida e dos detalhes das suas circunstâncias. Como a gente sempre fala aqui, os verdadeiros cristãos não vivem em função de regras, do tipo pode/não pode, mas com base em seu relacionamento com Deus. Quando um cristão se vê diante de uma situação difícil e controversa, precisa confiar que Deus dará as respostas para ele. É por isso que, muitas vezes, não podemos ter uma resposta pronta para coisas que não nos envolvem diretamente, como esses dois assuntos que você traz.

Até a próxima!

 

Kisses,

Su