Hello, D.! Tudo na paz por aqui, graças a Deus 🙂
Fique tranquila, pois o que você escreveu fez sentido, sim. Aliás, talvez eu já tenha comentado, mas essas cobranças próprias são uma questão com a qual eu luto também. Queria convidá-la a fazer um exercício: Leia novamente a pergunta acima, que você enviou. Faça de conta, porém, que ela é de outra menina. Melhor ainda, imagine que é de uma amiga bem querida sua. O que você diria para ela diante dessa sobrecarga, desse cansaço e dessas cobranças todas? Agora pense em Jesus, em como ele tratou as pessoas cansadas ou fragilizadas. O que ele disse para elas? O que ele explicou a respeito do jugo e do fardo dele (Mateus 11.28-30)?
Em minha opinião, você está cansada e sobrecarregada. Isso está mexendo com sua parte emocional e pode até influenciar sua parte hormonal (episódios de melancolia e choro não acontecem só em TPM).
Como eu disse, eu sei o quanto é difícil a gente se libertar de algumas regras que criamos para nós mesmas (e depois ficamos imaginando que são expectativas de Deus). Mas, vale a pena repensar algumas coisas.
Por exemplo: (1) pessoas (especialmente da família), são sempre mais importantes que outras tarefas. Se você separou tempo para conversar com sua mãe, foi uma decisão acertada. Um dia você vai sair de casa e não vai poder trocar ideias com ela pessoalmente com tanta facilidade. (2) Deus se agrada quando fazemos as coisas com dedicação, mas ele também se agrada quando aprendemos a descansar nele – e não nos objetivos que estabelecemos para nós mesmas (tirar notas altas quando já passamos de ano, por exemplo). (3) Ouvir nosso corpo e entender quando ele precisa de descanso é sinal de maturidade e sabedoria. Precisamos confiar que Deus vai “tapar os buracos” na agenda resultantes da decisão prudente de descansar. Aliás, um corpo e uma mente descansada são muuuito mais produtivos (ainda estou aprendendo essa lição, rsrs).
Por fim, quando estamos exaustas, fica mais difícil lidar com as dificuldades do mundo de modo geral. Tudo parece mais sombrio, mais pesado, mais triste.
Deus sabe o quanto você precisa estudar e ele também sabe o quanto você precisa descansar. Confie que ele vai lhe mostrar a mistura certa de trabalho, entretenimento, dedicação, ócio produtivo, tempo para sorrir, tempo para chorar, etc., etc. Em última análise, tudo volta a esse mesmo ponto: ou a gente confia no amor, no cuidado e na bondade de Deus, ou a gente se mata tentando fazer as coisas com nossos próprios esforços.
Descanse na graça divina, minha amiga.
Até a próxima!
Kisses,
Su