Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Vou lhe contar um segredo, mas não espalhe para ninguém, okay? Essa é uma área de dificuldade para mim também! De fato, para algumas pessoas parece quase impossível controlar a língua e não dar uma resposta atravessada.

Aqui vão algumas coisas que tem me ajudado nessa questão. Espero que possam ser úteis para você também:

  1. Entenda que Deus está trabalhando em sua vida aos poucos. Peça a ajuda e a sabedoria dele na hora de falar. Peça para o Espírito Santo controlar suas palavras. Se possível, convide outra pessoa a orar por você especificamente sobre essa questão pelo menos uma vez por semana, mas de preferência todos os dias. Saiba, porém, que isso não vai mudar de repente. Seja paciente consigo mesma e, quando necessário, peça perdão por suas palavras.
  2. Quando acontecer de você dar uma resposta malcriada (mesmo que esteja com a razão), procure analisar por que você ficou tão irritada. Às vezes, a gente consegue identificar algumas “gatilhos” e evitá-los. Um exemplo simples: eu não tenho a mínima paciência quando estou com fome. Nessas horas, se alguém me falar alguma coisa que não me agrada, com certeza vou dar uma resposta grossa, rsrs. Portanto, eu procuro sempre carregar lanchinhos comigo para não ficar irritada de fome e também evito conversar sobre certos assuntos nesses momentos.
  3. Ligado à dica anterior, às vezes você vai precisar evitar algumas pessoas e algumas situações. Se você já sabe que vai ouvir algo e não vai conseguir controlar a língua, evite essa situação. Pode ser o caso, por exemplo, de conversar com sua avó com um pouco menos de frequência (não sumir da vida dela ou abandoná-la, é claro) ou de mudar de assunto quando a conversa tomar um rumo difícil.
  4. Faça períodos de silêncio. Essa é uma disciplina espiritual que pode ser de grande ajuda para controlar nossas palavras. Reserve uma parte de um dia (p. ex., uma tarde e noite) por semana para ficar em silêncio. Avise sua família e só responda a perguntas que forem importantes. Não fale com amigas no telefone nem em redes sociais. A ideia é ter um tempo em que você não vai tentar “consertar o mundo” com suas palavras. É quase como um jejum, em que você dedica seu silêncio a Deus em sinal de confiança na provisão e no cuidado dele.
  5. E, a última coisa, que tem a ver com o item anterior: muitas vezes perdemos a calma e falamos o que não deveríamos (mesmo quando estamos certas), porque nos esquecemos de que Deus está no controle de tudo, e não nós. Medite sobre a soberania e o carinho de Deus em sua vida. Quanto mais você confiar que ele está cuidando de tudo, menos difícil (note que eu não disse “mais fácil”, rsrs) será de controlar suas palavras.

Kisses,

Su