Hello, L.! A gente lida com pessoas hipócritas da mesma forma que lida com outras pessoas: com amor e sabedoria. Muitas vezes, a hipocrisia pode ser sinal de que as pessoas se consideram tão pequenas, tão inseguras, que precisam julgar e condenar os outros para elas próprias se sentirem melhor consigo mesmas. Isso é muito triste. Pessoas que agem dessa forma causam grandes estragos a outros ao redor (pense nos fariseus na Bíblia, por exemplo) e, por vezes, é preciso confrontá-las, como Jesus confrontou os fariseus. Ao mesmo tempo, contudo, também é preciso ter amor e compaixão por elas e lembrar que, em alguma medida, todos nós temos incoerências.
Concordo com o que você falou sobre o caso da Klara Castanha e sobre as situações impossíveis que esse tipo de condenação produz. Convém lembrar, porém, que essas pessoas não fazem parte do seu círculo pessoal de convívio e, portanto, você não precisa lidar com elas diretamente. Ore por elas, ore pela Klara e entregue sua indignação para Deus. Guarde suas energias para lidar com as interações difíceis que, com certeza, surgem no seu dia a dia com pessoas mais próximas.
Deus disse que um dia ele fará justiça e colocará tudo em ordem. Claro que devemos ser justos e corretos em nosso modo de agir e de tratar outros ao nosso redor. Mas, não temos como impor justiça sobre as pessoas que vemos na mídia. Portanto, entregamos essas questões para Deus e pedimos ajuda dele para pensar e agir de modo diferente delas, conforme a vontade de Deus.
E, quando temos oportunidade, procuramos fazer o bem a outros sem julgá-los, por mais difícil que seja, pois sabemos que Deus pode nos dar forças e capacidade de ser cada dia mais parecidas com Jesus 🙂
Bom fim de semana, amiga. E até a próxima!
Kisses,
Su