Hello, L.! Minha semana foi boa, graças a Deus. Espero que a sua também tenha sido J
A primeira coisa que gostaria de sugerir para você, é que marque uma consulta com o(a) médico(a) que faz o acompanhamento do seu TDAH. Mesmo que você tenha ido recentemente, vá de novo e conte o que você relatou aqui: dificuldade de ler em um ritmo que lhe permita assimilar devidamente os conteúdos, dificuldade de manter a atenção em um conteúdo de cada vez (essa história de “pesquisar tudo e nada ao mesmo tempo”) e a facilidade de se distrair e perder tempo. Eu não sou profissional da área da saúde, mas minha impressão é de que seria muuuuito importante você conversar com a pessoa que acompanha você, pois essas questões me parecem, possivelmente, associadas a seu transtorno. Pode ser o caso de alterar ou ajustar sua medicação (acho que já conversamos sobre isso, não é mesmo?) e/ou de encontrar um(a) terapeuta especializado em TDAH que possa ajudar você a desenvolver estratégias para lidar com esses desafios. Como lhe disse anteriormente, minha impressão é de que você quer resolver sozinha ou somente por meio de nossas conversar aqui, questões que precisam ser tratadas com acompanhamento presencial. Claro que você é sempre super bem-vinda aqui, mas alguns desafios pedem um atendimento mais especializado. Como você mesma disse, tem dificuldade de ler as dicas e de colocá-las em prática. Portanto, não adianta eu lhe dar uma nova lista de sugestões, pois isso só vai deixar você mais frustrada. Precisa investigar e tratar a raiz dessa dificuldade que você está tendo de se concentrar e de usar bem o seu tempo online.
Além desse primeiro item fundamental (falar com seu médico), mais três coisas para você pensar:
1. Nem todo mundo aprende bem por meio de leitura. Isso é natural. Cada um tem um estilo de aprendizado. Se as vídeo aulas funcionam para você, aproveite! Use-as bem.
2. Em qualquer leitura que você faça para estudos/discussão, busque o ponto principal, as informações centrais que o texto está comunicando. Se surgir alguma dúvida durante a leitura, anote para pesquisar depois que terminar o texto (a menos, é claro, que seja para pesquisar uma palavra no dicionário, kkk). Não saia pesquisando conceitos no meio do texto, pois é fácil se perder e não voltar ao conteúdo original que você está tentando entender.
3. Por fim, pense em livros (sejam de ficção ou não-ficção) como seu prato predileto, que você quer saborear. Se devorar tudo de uma vez, sem atenção, é um desperdício de comida. Se ler tudo às pressas, sem atenção, é um desperdício de tempo e esforço. Nenhuma das coisas dá prazer e nenhuma delas cumpre sua função. E, se você realmente nota que não está conseguindo saborear suas leituras com calma, volte à primeira coisa que lhe disse acima!
Até a próxima!
Kisses,
Su