Hello, L.! Sugiro que você leia Gálatas 3 e 4 em uma Bíblia de estudo. Você vai encontrar ali a explicação do propósito da lei. Veja também estas conversas que tive com outras meninas sobre aspectos da lei mosaica:
https://www.faithgirlz.com.br/index.php/1-ola-su-pse-tenho-uma-duvida-enorme-a-biblia-e-machista-como-vc-me-explicaria-i-corintios-11-2-estou-vendo-varias-historias-bizarras-na-biblia-como-aquela-que-a-mulher-tem-que-se-afasta-no/
Você pode dar uma busca pelo termo “levítico” no blog e ver outras respostas, inclusive algumas para perguntas suas 🙂
Quanto à expressão “a Lei e os Profetas”, essa era uma forma de se referir à essência do Antigo Testamento. A lei é chamada “lei de Moisés” porque Deus a transmitiu a Moisés antes de Israel entrar na terra prometida (veja o livro de Êxodo). Não foi Moisés que a criou. Ele apenas a transmitiu. Uma das funções dos profetas era lembrar o povo dessa lei, chamar a atenção para a desobediência e destacar as bênçãos da obediência.
Por fim, não entendi sua dúvida em relação à Inquisição na Idade Média. É evidente que esses procedimentos não se baseavam em ensinamentos bíblicos, mas em interesses políticos e religiosos humanos. Alguns desses absurdos nasceram, ainda, de interpretações e aplicações equivocadas da Bíblia (da lei mosaica inclusive), como continua a acontecer hoje em dia. Se ainda tiver dúvidas sobre a lei, ou se quiser formular uma pergunta mais específica sobre a Inquisição, é só escrever novamente, ok?
Até a próxima!
Kisses,
Su