Pergunta:

Resposta da Sú:

Oi, A.! Você é sempre bem-vinda aqui! Em minha opinião, a vontade que você está sentindo é muito natural. Faz parte da forma como Deus nos criou. Aliás, uma parte dessa vontade de namorar tem a ver com as mudanças que seu corpo está passando. Portanto, não é saudável querer simplesmente sumir com essa vontade ou reprimi-la. Agora, só porque a gente tem vontade de alguma coisa, não significa que a gente precisa fazê-la! Deus sabe que, pelas regras de sua igreja, você ainda não pode namorar. Isso significa que ele está muito interessado em ajudar você a lidar com essa situação. Toda vez que vier o desejo, conte para ele! Provavelmente você vai precisar fazer isso várias vezes por dia. Não tem problema. Diga: “Senhor, eu não tenho como controlar mais sentimentos, mas os entrego nas tuas mãos. Por favor, me ajude a lidar com eles de uma forma que alegre o seu coração”. E confie que Deus vai responder no tempo e do jeito dele.

Além disso, existem algumas coisas que você pode fazer para facilitar sua vida nessa situação. Pense comigo:

  1. Se a ideia é não cultivar sentimentos românticos até os 16 anos, então evite assistir filmes e séries de romance, e ler livros e sites que tratem muito desse assunto. Se você encher sua cabeça de fantasias vai ser muuuuito difícil lidar com a vontade de namorar.
  2. Procure preencher seu tempo com atividades que voltem o seu foco para outras pessoas. Esse é um excelente momento de sua vida para você fazer trabalho voluntário na igreja ou numa ONG. Pesquise lugares perto de sua casa em que você possa oferecer algumas horas de trabalho por semana para ajudar outras pessoas. Essa é uma forma incrível de alegrar o coração de Deus e de fazer o bem a outros.
  3. Em vez de passar horas sonhando acordada, pratique esportes, faça artesanato, ajude a cuidar da sua casa, enfim, dedique suas energias a tarefas que estejam ao seu redor. Parece chato? Peça para Deus lhe dar oportunidades e disposição!
  4. Não fique passeando pelas redes sociais, vendo páginas de meninos ou trocando mensagens horas e horas. Não estou dizendo que não é pra você falar com ninguém, mas sim, que isso deve ocupar muito pouco do seu tempo. Se você não pode se envolver, por que ficar buscando situações que criam envolvimento? O mesmo vale para atividades da igreja. Se você não pode namorar, concentre sua atenção na ideia de amizade. Saber ser uma boa amiga e ter bons relacionamentos com garotos agora, sem romance, vai ajudá-la a desenvolver um bom namoro mais adiante.
  5. Peça ajuda de seus pais. Se eles são cristãos, peça para eles orarem com você sobre essa questão e, sempre que surgir algum desafio nessa área, converse com eles. Se não tiver essa liberdade, procure uma pessoa cristã mais madura de sua confiança com que você possa conversar.

E, sempre que quiser trocar uma ideia, passe aqui. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.