Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida A., acredito totalmente quando você diz que tem quase todos os sintomas de depressão. No entanto, amiga, um diagnóstico tão sério quanto esse não pode ser feito apenas por meio de testes online e da leitura de descrições de sintomas em sites. Muitos dos sintomas de depressão também se apresentam em outras questões de saúde mental e física. Portanto, é absolutamente essencial que você marque uma consulta médica (pode ser com um clínico geral) para relatar esses sintomas. É provável que o médico (ou médica) peça vários exames de sangue, pois existem diversas questões físicas que podem contribuir para o quadro com características de depressão.

Meu conselho, portanto, é que você não chegue para sua mãe e diga logo que tem depressão. Em vez disso, conte para ela como você tem se sentido, os sintomas que você tem apresentado, e diga que você percebe que precisa muito de uma consulta médica. Deixe, então, que o médico explique o que está acontecendo. Dessa forma, será mais fácil sua mãe aceitar o diagnóstico.

Se mesmo depois de você descrever tudo o que está acontecendo sua mãe não quiser levá-la ao médico, é hora de conversar com outra pessoa adulta de sua confiança (pode ser alguém de sua família, um(a) professor(a), enfermeiro(a) ou coordenador(a) de sua escola ou alguém de sua igreja). O importante neste momento é que faça essa consulta logo, faça os exames necessários e receba o devido encaminhamento para que o problema não se agrave.

E não se esqueça de contar tudo isso para Deus e pedir que ele a conduza para a ajuda de que você precisa. Deus mostrará o caminho para que você receba os cuidados necessários. Confie nele!

Até a próxima!

 

Kisses,

Su