Pergunta:

Resposta da Sú:

Olá, Su! Baixar músicas é pecado? Eu ouvi de um garoto chamado Calebe que é sim, para entender melhor, ele tem um canal no YouTube chamado Jovem Cristão, o título é assim: ” Baixar músicas, jogos e filmes da internet é pecado? ” Lá ele responde por que é. Queria saber se o que ele falou, no meu caso de baixar músicas, tem que ser ” levado a sério “. Tenho 13 anos e não trabalho, também não recebo mesada, e não quero comprar um CD para ouvir uma música em especial, aliás, meus pais não tem tanto dinheiro, então, minha opção é baixar as músicas. Não quero que Deus se entristeça comigo, mas não sei muito bem o que fazer. Desde já, muitíssimo obrigada por ler e responder. Que Deus te abençoe, beijos! :* D.

Oi, D.! Gostei da sua pergunta. Ela trata de uma questão superimportante. Assisti ao vídeo do Calebe e achei que, no geral, ele mandou bem. Baixar músicas e filmes piratas é como entrar em uma loja e pegar uma blusa, um jeans, um batom e levar sem pagar (não importa quantos anos você tem ou qual é sua situação, levar algo sem pagar é sempre errado). Só porque músicas não são objetos palpáveis não quer dizer que não têm dono ou custo. Produzir uma música, fazer um filme, escrever um livro são atividades que envolvem o trabalho de várias pessoas. Por isso, são “propriedade intelectual” dessas pessoas.

Confesso, porém, que algum tempo atrás eu também costumava baixar conteúdo pirata. E sabe por quê? Eu tinha certeza de que precisava dos filmes e séries que eu baixava e que seria chato demais ficar sem eles. Mas Deus foi conversando comigo aos poucos e, com o tempo, ele tem feito duas coisas muuuuito bacanas: tem me ajudado a não sentir um “vazio” só porque não estou assistindo a todas as minhas séries favoritas e tem me ajudado a encontrar maneiras legítimas de assistir a bons programas dentro das minhas possibilidades financeiras.

Ele também tem me mostrado que a gente precisa de muito menos coisas do que imagina e me ajudado a encontrar alegria em outras coisas.

Em minha opinião, portanto, você está diante de uma oportunidade incrível de ter algumas aventuras muito legais com Deus nessa área! Não acho que Deus esteja triste com você. Acho que ele está convidando você a experimentar coisas bem melhores na companhia dele!

Assuma o compromisso de não baixar conteúdo ilegal e peça para Deus ajudá-la a encontrar maneiras legítimas e criativas de obter algumas das músicas que você curte. Você já pensou em fazer uns “bicos” para juntar uma graninha (afinal, comprar músicas não é tããão caro assim, tipo 5 Reais por música, no máximo)? Vale cuidar do filho da vizinha, lavar o carro de alguém, fazer uma faxina na casa da sua avó, e mil outras ideias que Deus pode lhe dar. Aceite esse desafio e veja como Deus vai abençoar seus esforços e lhe dar criatividade!

Além disso, existem maneiras de baixar conteúdo legalmente. Veja esta reportagem:
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/como-baixar-musicas-legalmente-pela-web-sem-gastar-nada.html É uma questão de ter paciência e ficar esperta.

Deus sabe de tudo o que precisamos e também sabe de tudo o que curtimos e, muitas vezes, ele nos dá presentes inesperados quando confiamos totalmente na provisão dele em todas as áreas!

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.