Hello, L.! Essa história do cofre é bastante simbólica da sua situação indefinida. O dinheiro é seu, mas não é. Pelo que você descreve, sua mãe está em bastante conflito interior em relação ao que ela deseja para você. Uma parte dela quer que você seja independente e a outra parte quer protegê-la e tratá-la como criança. Até certo ponto, creio que isso é normal para todas as mães. O importante, portanto, é você se posicionar em relação a ela e à vida de acordo com sua realidade.
No momento, você está se concentrando 100% nos seus estudos (tipo, estudando no mínimo 6 horas por dia)? Você já pensou em definir um prazo para fazer vestibulares e enem? Por exemplo: “Vou focalizar os estudos até fim de 2018 ou meados de 2019. Se não entrar na faculdade, vou procurar emprego”. O que você gostaria de fazer? Estou levantando essas questões porque elas podem ajudá-la a avaliar sua situação e a traçar alvos dentro de suas possibilidades. Sou da opinião de que, quanto antes obtemos independência financeira e emocional (fundamental!) em relação à família, melhor. Se você conseguir administrar seu tempo com um emprego (quem sabe de meio período?) e algumas horas de estudo por dia, a meu ver vale muito a pena buscar soluções para se locomover até esse trabalho. Conheço várias pessoas que conciliam trabalho e estudo. Não é fácil, mas é gratificante, pois você sabe que está se movendo em direção a construir sua vida.
Se sua mãe está disposta a pagar sua faculdade, ela também poderia pagar um curso técnico em uma área de seu interesse, que lhe permitisse ingressar com mais facilidade no mercado de trabalho. E, uma vez empregada, quem sabe você mesma poderia bancar sua faculdade. Minha opinião, portanto, é que a menos que você esteja estudando muuuuito para o vestibular todos os dias (coisa que eu sei que não é fácil, rsrs), pode valer a pena pensar em dividir o seu tempo e procurar trabalho, mesmo que não seja algo que você ame fazer, mas que lhe dê condições de não depender do cofre 🙂
Ore bastante sobre isso. Peça para Deus abrir sua visão para novas possibilidades e lhe mostrar o próximo passo. Ele faz isso com muito prazer!
Até a próxima!
Kisses,
Su