Pergunta:

Olá Su. Amo conversar com você. Desta vez não vai ser um texto muito grande rsrs. Certa vez uma menina passou no grupo da célula do whats, uma dessas “correntes religiosas Essa daqui” “O Presidente da Argentina recebeu esta foto e chamou de LIXO, 8 dias depois seu filho morreu… Um homem depois de receber a foto imediatamente enviou algumas cópias e teve uma surpresa… Ganhou na loteria!Alberto Martinez recebeu a foto e deu a sua secretária para fazer cópias, mas ela esqueceu de distribui – las: Ela perdeu o seu emprego e perdeu a família. Dai eu repassei uma mensagem de repreensão que eu vi na internet, que dizia que essas coisas não provém de Deus, e a pessoa que está mandando essas mensagens está rogando praga na vida das pessoas, mesmo que sem querer. Tipo, porque Deus permitiria o filho de alguém morrer, e uma secretária perder o emprego por esquecer de enviar uma foto? Uma coisa totalmente absurda. Dai depois a líder me excluiu do grupo e disse para eu não fazer exortações sendo que algumas pessoas eram novas no grupo. Tudo bem, eu poderia ter pegado mais leve. Mas por quê ela teve que me excluir do grupo? Não era só me corrigir. Eu não falei nada, so disse para ela dizer a menina que não tinha intenção de magoa-la, humilha-la. Mas pouco antes de ser excluida do grupo, essa menina disse que era o “Pastor” que passou para ela e ela só repassou. Ai eu falei com minha mãe concordou comigo e disse que tipo de pastor é esse que manda essas correntes?. Ai eu fico na ďuvida exorto alguém, pois da entender que só os líderes podem fazer. Mas quase sempre, ninguém se manifesta. O único grupo que os pastores e apóstolos alertavam, já mandam uma mensagem dizendo que o grupo era só para convocações, avisar sobre um evento que teria. Eu até perguntei, e poderia ser mensagens de reflexão, versiculos da Bíblia, e ela disse que não, pois se não todos iriam querer, e viraria bagunça. E tanto que depois o grupo foi excluido, pois tinha virado uma zona mesmo com os recados dos pastores, apóstolos. Há só, só uma pergunta: Você acha que eu digito bem na maioria das vezes, que sou clara nos textos? Até logo. Rs Kisses. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Você é sempre bem-vinda aqui!

De fato, essas superstições que circulam por redes sociais são lamentáveis e precisam ser combatidas. A forma de fazer isso vai variar de acordo com a situação.

Em geral, o que eu faço em um caso desses é entrar em contato diretamente com a pessoa que publicou a mensagem “esquisita” e, com muito jeitinho, pedir que ela repense o que postou. No seu exemplo, você poderia ter mandado uma mensagem só para a menina, numa boa (depois de você se acalmar, rsrs), e ter dito algo do tipo: “Olha, amiga, eu não sei de quem você recebeu isso, mas é importante a gente lembrar que nosso Pai é  um Deus de amor, graça e misericórdia, e que ele não age dessa forma. Será que não seria melhor repensar isso, de repente conversar com um dos líderes sobre esse assunto?”.

Embora publicar coisas bobas/falsas/equivocadas em redes sociais nem sempre seja pecado (muitos agem de boa fé e com ingenuidade), vale aplicar o princípio de Mateus 18.15-16. Converse diretamente com a pessoa com amabilidade. Se ela ficar hostil ou piorar as coisas, converse com um líder – sempre fora do grupo.

E, na boa, evite grupos, rsrsrs. São pouquíssimos os que edificam e contribuem para nossa jornada com Cristo. Em sua grande maioria, são apenas mais uma coisa para tirar nossa atenção de coisas realmente importantes.

 

Quanto a sua redação, em geral não tenho dificuldade de entender seus textos. Quando fica alguma dúvida, peço esclarecimento. Fique tranquila! 🙂

Até mais!

 

Kisses,

Su