Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello de novo, A.! 🙂
O primeiro passo para lidar com nossos desejos sexuais é reconhecer que eles existem que são normais e saudáveis. É  muito natural imaginar como será legal ser casada e poder ter certas experiências. Sempre que vieram pensamentos desse tipo, apresente-os para Deus com toda sinceridade e agradeça porque ele lhe deu esses desejos. Não precisa escrever um conto erótico em sua oração, mas não tenha vergonha de dizer para Deus o que está em sua mente.

O segundo passo é entender que, só porque temos vontade (por mais intensa que seja!) de fazer algo, não significa que é o momento certo e que você precisa atender a esses desejos. Sempre que esse assunto surgir em sua mente, peça ajuda de Deus para ser paciente e confiar na bondade dele enquanto você aguarda. Agradeça a Deus porque ele é o maior interessado em ajudar você a esperar até o momento certo.

O terceiro passo é colocar esses desejos dentro de um lugar apropriado em sua vida, sem tentar ignorá-los, mas sem alimentá-los. Aqui, entra em cena tudo o que você assiste, lê, ouve, conversa. Uma vez que ainda não é hora de atender a esses desejos, não faze sentindo ficar despertando-os toda hora com sites, séries, músicas, livros, conversas que poderão servir de estímulo. Peça a Deus que lhe dê uma mente equilibrada, que não reprime pensamentos sobre sexo, mas que também não fica fantasiando e sonhando acordada. Agradeça a Deus porque, com a ajuda dele, você tem liberdade de escolher o que entra em sua mente e que pensamentos você alimenta/cultiva ou não.

Viu o que as três orações acima têm em comum? Reconhecem que precisamos da ajuda de Deus e expressam gratidão. Uma atitude de dependência de Deus e de gratidão ajuda muito a lidar com aquilo que não é apropriado termos no presente (isso vale para sexo e para mais uma porção de coisas!). Pode ser bastante útil para todas as áreas de sua vida começar um registro de gratidão (em um caderno ou em seu telefone). Todos os dias, anote no mínimo três motivos de gratidão, desde coisas pequenas do cotidiano até acontecimentos importantes, respostas de oração, outras coisas que surgirem. Esse exercício vai mudando nossa forma de enxergar o mundo. E, ao focalizarmos tantas coisas boas que já temos, torna-se menos difícil lidarmos com aquilo que ainda não temos.

Pensei nisso, e que Deus ajude você a lidar com todos seus desejos de todos os tipos.

Até a próxima!          

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.