Oi, A.! Entendo seu dilema. Para começar, acho que é importante fazer uma distinção entre “ser da igreja” e “ser cristão”. Nem sempre é exatamente a mesma coisa, concorda?
Embora esse rapaz não esteja indo à igreja no momento, ele tem um compromisso com Deus, ou pelo menos demonstra interesse sincero em ouvir você compartilhar sua fé e em apoiar você em sua caminhada com Cristo? Por motivos diversos, acontece de cristãos verdadeiros passarem um tempo longe da comunhão dos irmãos. Se esse é o caso dele, eu não vejo motivo para você se afastar de imediato. Eu acho, primeiro, que você precisa entender claramente qual é o nível de compromisso dele com Deus.
Como cristãs, a coisa mais importante para nós é a amizade com Deus, é descobrir como ele é, do que ele gosta e o que ele quer que a gente faça. Você pode se aproximar de um menino não cristão, compartilhar com ele a sua amizade com Deus e explicar como ela é importante para você. Se ele não estiver nem aí com isso, infelizmente a relação não tem muito futuro. Em se tratando da caminhada com Deus, a gente precisa de um garoto que esteja em sintonia com a gente, que se interesse pelas mesmas coisas. Se ele não gostar das mesmas músicas ou filmes que você, tudo bem. Se ele não quiser saber de Deus, aí a história complica…
A gente pode até namorar alguém que não é cristão, mas é garantido que vão acontecer três coisas: (1) mais cedo ou mais tarde, isso vai atrapalhar nossa amizade com Deus (coisa que a gente não quer que aconteça de jeito nenhum!); (2) por mais legal que seja o relacionamento, sempre vai ficar faltando uma coisinha básica chamada comunhão, aquela ligação especial que um cristão tem com o outro; (3) a gente pode perder algo melhor que Deus tinha preparado para nós.
Portanto, converse muito com Deus sobre essa questão, entregue a ele os sentimentos que você tem pelo menino. E procure não alimentar esses sentimentos românticos, mesmo que você queira prosseguir com a amizade. Talvez seja o caso até de você se afastar dele por um tempo (não precisa sumir pra sempre!) até as coisas se esclarecerem dentro de você e Deus lhe mostrar o próximo passo. Às vezes, quando estamos muito próximos da pessoa, fica difícil ouvirmos Deus com clareza e entendermos o que ele quer de nós.
Deus tem um interesse todo especial pelas coisas do seu coração e quer lhe dar o há de melhor de acordo com os padrões dele. Confie nisso!
Kisses,
Su