Hello, L.! Você não tem obrigação de ser melhor amiga dessa menina (aliás, você se colocou em uma situação bem difícil ao mentir para ela). MAS, já lhe ocorreu que talvez Deus tenha colocado essa pessoa no seu caminho para você oferecer amizade para ela? Já pensou que talvez essa seja uma oportunidade de servir a outra pessoa? Se suas outras amigas não são cristãs, é natural que elas pensem em si mesmas e não queiram papo com alguém que elas consideram “chiclete”. Mas você tem uma longa caminhada com Cristo e sabe que a nossa forma de ver o mundo é diferente. De repente, essa é uma oportunidade até de você falar de Cristo para outra pessoa.
Como disse, vocês não precisam ser BFFs, mas pode valer a pena fazer um esforço para oferecer amizade. É possível que essa menina esteja se sentindo sozinha e, quem sabe, ela viu a luz de Cristo em você.
A meu ver, portanto, antes de procurar uma forma de se livrar dela (kk), seria interessante ter uma conversa bem honesta e ver o que acontece. Você pode dizer algo do tipo: “Olha, X., foi legal a gente se reencontrar, mas tem algumas coisas que eu queria conversar com você. Eu me sinto meio incomodada quando as pessoas aparecem aqui em casa sem avisar. Sei lá. É uma coisa minha. Por isso, eu queria te pedir para me mandar uma mensagem antes de vir aqui. Assim a gente combina melhor as coisas e definir um horário. É assim que eu faço com todas as minhas amigas [só diga isso se for verdade!] e queria pedir que você respeitasse isso, ok?”.
Quando ela chegar à sua casa, você pode dizer algo como: “A gente pode conversar até às XX horas. Depois disso eu tenho umas coisas pra fazer”. E, se ela começar a enrolar, seja bem clara: “Eu tenho outras coisas para fazer agora. A gente continua a conversa outro dia”.
E se ela puxar assunto de novo sobre essa história de melhor amiga, você pode dizer algo como: “Acho que a gente já passou da idade de fazer lista de melhor amiga, né? Em vez de a gente se preocupar com isso, é mais produtivo encontrar maneiras de desenvolver uma boa amizade”.
Quanto à questão de ficar encostando em você, também tem que falar com jeito, mas falar.
Eu sei que a cultura brasileira considera que dizer as coisas abertamente é falta de educação. Mas, ser honesta não é, necessariamente, ser mal-educada. Aliás, o que você acha mais condizente com uma pessoa cristã: Ser falsa/hipócrita por educação? Ou ser gentil, mas sincera e dizer a verdade?
Peça ajuda de Deus para falar com essa menina – não para encerrar o relacionamento, mas para tentar definir alguns limites para essa amizade. Desse modo, quem sabe você poderá fazer algo de bom por ela, mas sem se estressar tanto. E lembre-se de que sua prioridade não é tentar agradar suas outras amigas, mas entender o que Deus quer de você no meio dessa situação complicada, confiando que ele vai lhe dar todo o necessário para lidar com ela.
Procure ter essa conversa com ela e depois conte como foi 🙂
Bom fim de semana!
Até a próxima!
Kisses,