Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida R., entendendo muito bem sua situação, pois alguém em minha família também tinha problemas com pornografia e eu me vi no mesmo dilema que você, com um segredo imenso e sufocante. Em minha experiência, é melhor você não confrontar seu pai, pois só vai complicar mais as coisas. Usar isso para fazer chantagem também é péssima ideia, pois deixará você de mãos atadas para discutir essa questão com qualquer outra pessoa.

A meu ver, existem três passos que você pode dar: primeiro, entenda que esse vício de seu pai (sim, é um vício, como alcoolismo ou uso de drogas) é uma questão dele. Claro que bagunça com sua cabeça e com a dinâmica de sua família, mas, em última análise, não tem nada a ver com você. É algo que ele tem que tratar e resolver. Eu sei como isso pesa em seu coração, mas quanto mais você se afastar dessa situação, melhor. Se essas pastas que você encontrou estiverem no computador da família ou no seu computador (e não no de seu pai), você tem todo direito de apagá-las sempre que encontrá-las. Não gaste tempo vendo o que ele baixou. Apenas delete o arquivo. Se você fizer isso, é provável que ele pare de deixar as coisas dele onde você poderá encontrá-las. Não resolve o problema dele, mas faz com que ele respeite os espaços aos quais toda a família tem acesso.  E não fique “caçando” coisas no computador e no telefone dele. Lembre-se que não é sua função tentar resolver essa questão. Deixe quieto!

Segundo, peça para Deus colocar em sua vida, aí perto, alguém que possa caminhar com você nesse sentido. Pode ser um psicólogo, terapeuta, conselheiro, uma psicopedagoga, coordenadora ou professora de sua escola. O ideal é ter alguém de fora com quem você possa compartilhar essas questões de modo mais detalhado. E, é claro, você sempre pode vir aqui ao blog para conversar! Agora que você contou esse segredo para mim, você não está mais sozinha com ele – nós estamos carregando isso juntas. E, se você conseguir contá-lo para alguém aí perto de você, pode ser bom. Fique atenta para alguma pessoa de confiança ao seu redor que possa ajudá-la.

Por fim, o mais importante: coloque a vida de seu pai nas mãos de Deus. Ele tem um problema sério, que precisa ser tratado, mas só ele pode tomar a decisão de receber tratamento. Peça para Deus trabalhar no coração dele e enviar socorro para ele. Você não precisa sentir carinho por seu pai para orar por ele.

E peça para Deus lhe dar muita sabedoria e paz para conviver com esse problema difícil e distanciar-se dessa questão o máximo possível.

Eu sei por experiência própria como Deus tem um cuidado muito especial por nós nessas circunstâncias e como ele usa essas dificuldades para fortalecer nossa fé. Confie no amor e no carinho de Deus, seu Pai perfeito.

Sempre que quiser, apareça aqui para trocarmos uma ideia!

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.