Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida L., sei como é terrivelmente chato ficar sem celular! Agora, para começar, é importante refletir sobre o que levou sua mãe a tomá-lo. Que motivo ela deu? Você já pensou com calma a esse respeito para entender se ela tem pelo menos uma pontinha minúscula de razão? Não sei se foi o  seu caso, mas muitas vezes os pais tomam o celular quando não cumprimos alguma responsabilidade, quando desobedecemos a uma ordem, ou quando não nos mostramos dignas de confiança. A melhor coisa a fazer nessas situações é reconhecer seu erro, pedir perdão e perguntar como você pode agir de forma diferente. Então, você pode pedir que seja definido um prazo específico para esse castigo, pois também não é certo os pais dizerem que é “por tempo indeterminado”.

Além disso, é bom lembrar que quanto mais maturidade e responsabilidade você demonstrar, mais liberdades você poderá conquistar com o tempo. Se você chorar, gritar, bater porta (eu sei, por mim mesma, que dá vontade de fazer tudo isso quando estamos frustradas!) e discutir com seus pais, eles vão concluir que você continua a agir como criança, e vão tratá-la como tal, inclusive aplicando castigos como esses, do celular. Se você pedir ajuda de Deus para conversar com calma, admitir quando falhou e procurar negociar soluções, é bem provável que eles comecem a mudar a forma de interagir com você.

Tente falar com sua mãe, explicar para ele em tom respeitoso e tranquilo que você gostaria de encontrar um meio-termo para essa questão. Peça para Deus trabalhar nessa situação no tempo e do jeito dele, para lhe dar muuuuita paciência e serenidade e para ajudar sua mãe a entender sua situação. Quando pedimos com sinceridade e disposição de obedecer, ele ouve e atende de maneiras incríveis! Faça essa experiência.

Para mais detalhes sobre esse assunto, veja este texto aqui:

http://depapocomasu.blog.br/mix/2018/02/meus-pais-tomaram-meu-telefone-e-agora/

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!

 

Kisses,

Su