Hello, S.! Aqui vão algumas coisas para considerar:
1 – Se você não está conseguindo falar com seu marido de modo presencial e imediato, que tal pensar em outras formas de comunicação? Por exemplo, você pode escrever para ele, colocando no papel as coisas que vêm à sua mente como forma de ajudá-lo. Você também pode gravar áudios ou vídeos.
2 – Aliás, um bom começo seria você expressar para ele em uma carta, mensagem, áudio ou vídeo essa dificuldade que você sente de falar as coisas na hora da conversa. Diga para ele que você deseja ajudá-lo, confortá-lo e acalmá-lo, mas que talvez você não consiga fazer isso na hora com palavras. Que tal, por exemplo, você combinar com ele de dar um abraço, um beijo, um aconchego nessas horas e expressar por meio do carinho, sem palavras, o conforto que ele está buscando?
3 – Enquanto ele fala, concentre-se nas palavras dele. Então, quando ele terminar de falar, diga algo como: “Eu não sei muito bem o que te dizer no momento, mas eu te amo, te aceito e quero te ajudar” (se precisar, faça uma “cola” disso em um papelzinho só para se lembrar dessas palavras na hora). E depois que tiver passado a conversa e alguma ideia lhe vier à mente, escreva ou fale para ele. Você não tem obrigação de ter palavras de consolo e sabedoria para oferecer de imediato.
4 – Recomendo que você e seu marido leiam este livro que é muuuuuito legal. Trata exatamente dessa dificuldade de comunicação que as vezes surge, quando a gente não consegue se comunicar de uma forma que o cônjuge entenda. Chama-se As 5 linguagens do amor, e você encontra aqui:
http://www.mundocristao.com.br/produto/490/A-ess%C3%AAncia-das-cinco-linguagens-do-amor (este é uma versão mais condensada/resumida)
http://www.mundocristao.com.br/produto/692/As-cinco-linguagens-do-amor—3%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o (esta é a versão mais completa)
Creio que esse material poderá ajudar bastante!
E, sempre que quiser conversar, passe aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su