Querida Ely, imagino o quanto se sente chateada com as coisas que acontecem em sua casa. Posso lhe garantir, porém, que fugir não é a solução. Parece tentador, mas no fim só lhe causaria mais problemas. Além disso, seria extremamente injusto você deixar seus pais angustiados, sem saber onde você está! Existem maneiras bem melhores de lidar com essa situação. Aliás, quanto mais maturidade você demonstrar ao tentar se relacionar com seus pais, mais eles vão perceber que não devem mais tratá-la como criança.
Se você não consegue falar com seu pai, pois ele se estressa e não ouve, quem sabe valeria a pena tentar escrever para ele alguns dos seus sentimentos. Faça uma carta para ele. Procure se expressar de forma calma e respeitosa, mas sincera. Peça para Deus lhe dar as palavras certas. Quem sabe esse pode ser o começo de um relacionamento melhor. E, se você consegue falar pelo menos um pouquinho com sua mãe, faça uma tentativa de dizer para ela o quanto as coisas estão difíceis para você. Seria legal até abrir seu coração e dizer que às vezes dá vontade de fugir.
Agora, se você não conseguir se comunicar com seus pais de jeito nenhum, procure outra pessoa adulta de sua confiança ao seu redor com quem você possa desabafar e que possa caminhar junto com você. Deus pode colocar alguém em sua vida para ajudá-la a lidar com as questões que vão surgindo todos os dias.
Outra coisa que ajuda é fazer um diário de oração. Sempre que as coisas se complicarem, escreva para Deus tudo o que está no seu coração. Agradeça pela presença e pelo cuidado dele e aquiete-se para ouvir o que ele irá responder. Fique esperta, pois quando falamos com Deus com sinceridade e disposição de seguir as instruções dele, ele ouve e atende de maneiras incríveis!
E, sempre que quiser conversar, pode escrever aqui para o blog. Estamos à disposição!
Kisses,
Su