Querida F., quanto ao perdão, a Bíblia é bem clara:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele [Deus] é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1João 2.9). “Se o nosso coração nos acusar, certamente Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas” (1João 3.20) [ou seja, se você já pediu perdão, mas continua se sentindo culpada, isso é apenas uma falsa acusação do seu coração, pois Deus perdoa na hora]. E, por fim, a Bíblia também diz que “Como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele [Deus] afasta de nós as nossas transgressões” (Salmos 103.12). Em outras palavras, Deus promete nos perdoar de imediato, mesmo que a gente não se sinta perdoada, e ele afasta de nós tudo o que ele já perdoou, pra que a gente não fique mais se lembrando. Você precisa confiar nisso – tomar a decisão de acreditar nessas verdades, pois Deus nunca mente! Eu sei que parece bom demais para ser verdade, mas assim são a graça e a misericórdia de Deus 🙂
Quanto a tomar a Ceia indignamente, essa passagem não tem absolutamente nada a ver com sua situação. Infelizmente, muitas pessoas nas igrejas a interpretam de forma errada, o que produz muita falsa culpa.
Para entender um texto bíblico direitinho, a gente precisa ler o que vem antes e o que vem depois. Nesse versículo (1Coríntios 11.27), Paulo está falando para pessoas da igreja que estavam indo à Ceia para encher a barriga, sem ter a mínima consideração por outros irmãos e sem qualquer reverência por aquilo que Ceia simbolizava. Paulo está falando para pessoas que não estavam nem aí para Deus e nem aí para os irmãos em Cristo. Leia a passagem toda (1Coríntios 11.20-34), pedindo auxílio do Espírito, e você vai entender melhor que “comer indignamente” não é tomar a Ceia depois de ter pecado. É tomar a Ceia com um coração obstinadamente rebelde e sem qualquer consideração por aquilo que a Ceia significa.
A Ceia é uma lembrança de que Cristo morreu pelos nossos pecados – em outras palavras, quem precisa dessa lembrança são os pecadores! Se quiser se aprofundar mais nessa questão, tem um texto bem legal aqui: http://www.ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/624/O_Comer_e_o_Beber_Dignamente
Vale a pena ler e refletir!
Se você estiver no momento da Ceia e Deus lhe trouxer algo à consciência, você pode pedir perdão na hora e, então, tomar a Ceia como recordação de que seus pecados já foram perdoados – de uma vez por todas.
Faço por você a mesma oração que Paulo fez por seus amigos na igreja de Éfeso (leia Efésios 3.16-21)!
Até a próxima!
Kisses,
Su