Hello, M.S.! Puxa, que coisa mais chata o comportamento dessas meninas! Eu passei por situações parecidas e sei como é difícil. Também posso lhe garantir, porém, que Deus não vai deixar você na mão. Ele promete suprir todas as nossas necessidades, no tempo e do jeito dele, inclusive a necessidade de amigos! Em minha opinião, tem três coisas que você pode fazer: (1) Continuar sendo amigável com essas meninas (mas sem ser “capacho”). Mais cedo ou mais tarde, é bem possível que algumas delas se cansem de correr atrás da menina popular e mudem de comportamento. Com o tempo, todas nós vamos amadurecendo e deixando de lado esses comportamentos mais infantis. Peça para Deus ajudá-la a não guardar mágoa delas e ter paciência. (2) Olhe ao seu redor e veja se não tem outra menina (de sua sala ou de outra sala) que também está sendo excluída. Às vezes, Deus permite que a gente fique meio de fora das panelinhas por um tempo para que a gente possa oferecer amizade a outra menina que também está sozinha e meio chateada. Peça para Deus lhe mostrar se você pode ser amiga de alguém que está precisando. (3) Ficar na sua por um tempo, enquanto você procura novas amizades e espera para ver o que Deus vai fazer. Às vezes, quando a gente fica no nosso canto, sem se esforçar demais para manter certas amizades, as pessoas percebem que fazemos falta. A ideia não é se esconder e emburrar, com raiva de todo mundo, rsrs, mas sim, mostrar que você tem respeito próprio e merece ser bem tratada.
Isso nos leva à questão da sua autoestima. Na verdade, nosso valor próprio não pode se basear em comparações (nunca é boa ideia se comparar com os outros!) e naquilo que pensamos que vemos no espelho (nossos olhos nos enganam um monte!). Nosso valor próprio se baseia no fato de que, muito antes de você existir, Deus a imaginou na cabeça dele e então, criou cada um dos detalhes de sua aparência física e de sua personalidade. Ele fez tudo isso com um carinho enooorme e com muito amor. Minha passagem favorita a esse respeito é Salmos 139.1-18 – leia com calma, pensando em cada frase, e você vai ver que tem motivos de sobra para ser grata a Deus e cheia de autoestima!
Aproveite e faça uma lista de todas as coisas que você gosta em si mesma, tanto da aparência quanto da personalidade. Agradeça a Deus por todas elas e peça para ele mostrar maneiras de você valorizar a beleza física e interior que ele lhe deu. É muito gostoso a gente descobrir e celebrar nossa beleza, que é exclusiva (Deus criou cada uma de nós para sermos lindas de um jeito diferente) e muito verdadeira, não importa o que a mídia ou outras pessoas nos diga.
Para terminar, recomendo duas leituras muito legais que podem ajudar você. A primeira é o “Eu e elas – tudo o que você precisa saber sobre amizades, bullying e panelinhas”: http://www.mundocristao.com.br/produto/805 De um jeito bem prático e fácil de entender, esse livro fala exatamente dessas questões de meninas populares, panelinhas e situações em que a gente se sente excluída.
A segunda leitura é “O livro da beleza”, que fala sobre como descobrir e valorizar a beleza que Deus nos deu e ter uma autoestima saudável: http://www.mundocristao.com.br/produto/833
E sempre que quiser trocar uma ideia, fique à vontade para escrever!
Kisses,
Su