Hello, O.! Entendo um pouco da sua situação, amiga. Minha família passou por três separações/divórcios e não foi nada fácil. Mas tem algumas coisas práticas que talvez possam ajudar você:
- De tempos em tempos, procure colocar seus sentimentos e pensamentos em um papel. Não se preocupe se faz sentido, se escreveu certo, etc. Apenas “despeje” tudo que quiser por escrito. Depois, pique o papel em pedacinhos bem pequenos e jogue fora. Você pode transformar esses “desabafos” em orações, apresentando para Deus o que você escreveu.
- Se você tem dificuldade de se expressar pessoalmente, escreva para os membros de sua família com os quais você deseja se comunicar – ou grave mensagens de áudio. Às vezes essa é uma ótima forma de começar um diálogo. Você pode usar essas mensagens para falar com sua irmã, por exemplo, explicar como você se sente quando ela fica pressionando você para lidar para o seu pai.
- Evite, ao máximo, envolver-se nas questões entre seus pais. Se um vier falar do outro para você, diga muito educadamente, mas muito claramente que não quer ouvir, que isso é algo para eles conversarem entre eles. Isso poupará você de um bocado de sofrimento e de confusão.
- Mesmo que você está bem melhor, não é má ideia conversar com uma psicóloga. Terapia não é só para quem está com problemas suuuper sérios. Pode ser uma excelente ajuda para lidar com todas as complicações naturais que acompanham um divórcio. Em minha opinião, seria legal você aproveitar esse recurso. Para mim fez toda diferença e evitou algumas dificuldades mais sérias. Pense nisso.
- Deixei o mais importante por último. Conte tudo isso para Deus. Converse muito com ele. O tempo todo. Todos os dias. Embora as coisas pareçam meio caóticas em sua família, saiba que Deus está no controle de tudo. Ele escreveu uma história incrível para sua vida e quer ajudar você a descobrir o próximo capítulo. Ande bem perto dele e busque forças dele. Deus tem um cuidado muito especial por nós nesses momentos e nos acolhe, nos aceita e nos ama como Mãe e Pai perfeito. Se você ainda não tem um relacionamento chegado com Deus, veja estes posts:
http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/01/a-coisa-mais-importante-que-voce-precisa-saber/
http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/02/tres-coisas-para-voce-pensar-hoje/
E sempre que quiser conversar, passe aqui, ok? Estamos à disposição!
Kisses,
Su