Hello, N.! Puxa, que situação complicada amiga! Em minha opinião, você tem duas opções, e nenhuma delas é muito fácil.
- Você pode conversar com sua amiga com todo jeito, escolhendo bem as palavras e tentando explicar que seria melhor ela não participar dança. Mas, por mais legal que você seja, tenho quase certeza de que ela vai se magoar e se sentir rejeitada. Afinal, de certa forma, na verdade, você está colocando o bom desempenho do seu grupo de dança antes da amizade. Não tem como controlar os sentimentos dela e dizer “a coisa certa” sem magoar. Se vocês não a querem no grupo, vão ter falar e lidar com as consequências (inclusive a possibilidade de perder a amizade dela).
- A segunda coisa que você pode fazer é dizer que ela precisa ensaiar mais e que você está disposta a ajudá-la. Não peça para ela sair do grupo, mas gaste todo tempo que for necessário para treinar a coreografia com ela até ela melhorar. Pode ser que você se surpreenda e que ela acabe tendo um bom desempenho. Pode ser que ela mesma veja que não está dando certo e resolva sair do grupo numa boa. Ou, pode ser que ela continue a dançar de um jeito diferente da coreografia que vocês criaram.
Talvez vocês não se saiam tão bem no show de talentos, mas terão colocado a amizade em primeiro lugar, o que é bem mais importante!
Eu escolheria a segunda opção! Deus pode fazer coisas incríveis – mudar sua preocupação em relação à falta de talento de sua amiga para dançar, ou até dar talento para sua amiga aprender a coreografia e se sair bem!
Peça ajuda de Deus. Ele gosta de nos mostrar a coisa certa a fazer em cada situação e ele nos surpreende com a forma como ele trabalha nessas questões complicadas! Confie nisso!
Kisses,
Su