Hello, M.! Você tocou em um assunto muito importante: nosso desejo de ser perfeitas, agradar todo mundo e controlar nossa vida. Quando essas três coisas entram em cena de uma vez, causam tristeza mesmo! Que tal pensarmos sobre cada uma delas?
- Perfeccionismo: às vezes tem a ver com personalidade (nossa ou de nossos pais) e, às vezes, com o meio em que vivemos. De qualquer modo, quem tem essa dificuldade pensa que precisa “fazer tudo direitinho” para ser amada e aceita. Isso é uma graaaaande mentira, pois Deus enviou Jesus para morrer por nós “quando ainda éramos pecadores” (Rm 5.8). Ele não esperou a gente ficar toda bonitinha para então nos oferecer a salvação. E, nosso relacionamento com Deus se baseia em amor, graça e misericórdia (de uma estudada nesses três termos usando uma concordância bíblica ou mesmo um dicionário qualquer).
- Agradar a todos: em geral essa vontade de ter a aceitação de todos é um sinal de insegurança. A gente se considera inadequada e fica se esforçando para conquistar o afeto dos outros. Na verdade, as pessoas que nos amam sinceramente também nos aceitam com nossos defeitos. Deus foi o primeiro a nos amar de forma incondicional e, à medida que entendemos a dimensão desse amor dele por nós, vamos nos tornando mais seguras e dependemos menos de opinião dos outros. É um longo processo e, por vezes, precisamos da ajuda de conselheiros ou psicólogos para nos ajudar a entender essa preocupação excessiva em agradar todo mundo. Mas Deus vai trabalhando em nossa vida e nos dando certeza cada vez maior da aceitação dele.
- Controle: esse é um problemão! Claro que precisamos conduzir nossa vida e tomar decisões (pequenas e grandes) ao longo do dia, mas, no fim das contas, que controla todas as coisas é Deus. À medida que reconhecemos isso e entendemos que nossa vida está nas mãos de um Pai amoroso, cheio de graça e misericórdia (veja o item 1, acima), fica menos difícil (note que eu não disse mais fácil, rsrs) permitir que ele, de fato, controle nosso dia a dia.
Portanto, amiga, para construir uma visão mais positiva de si mesma, reflita com frequência sobre o quanto você é preciosa para Deus (lembra-se do salmo 139?), peça para ele ajudá-la a se libertar do perfeccionismo, da vontade de agradar e da vontade de controlar. Deus tem um cuidado todo especial por nós, meninas, que lidamos com esses desafios e nos ajuda de maneiras extraordinárias e surpreendentes!
Kisses,
Su