Pergunta:

Oiii Su!! Como vai você? Não retornei para contar como a história da mudança terminou. Então, eu não me mudei. Minha mãe sempre fala que quer e precisa sair daqui mas não faz muita coisa pra isso e o apto que a gente gostou foi alugado, eu fiquei bem triste. Se eu fosse ela, já tinha resolvido isso há muito tempo. Su, como disse antes, a situação aqui é terrível e eu tento não focar muito nisso mas sempre acabo me envolvendo, é inevitável. Eu estou cansada de esperar por minha mãe, ela nunca pensa nela mesma e muito menos em mim. Eu me pergunto várias vezes pra que ela quis ser mãe se não tinha estrutura para isso e me faz sofrer. Eu sempre falo com ela o quanto me faz mal a vida assim, mas não adianta. Ela é uma boa mãe mas às vezes eu sinto que sou mais responsável por ela do que o contrário, eu sempre tenho que ver as soluções para os problemas dela, desde bem pequena eu nunca fui poupada. As pessoas deveriam respeitar as crianças, mas aqui isso nunca rolou, e até na adolescência, eu tinha que carregar pesos que não eram para mim, as garotas da minha idade deveriam estar cumprindo as responsabilidades da própria idade, mas comigo não era assim, não é na verdade. Enfim, isso me causa muita tristeza e pensar que o tempo está passando e eu não estou aproveitando direito a minha vida também. Então eu quero morar só, se minha mãe quiser vir comigo, será bem vinda mas eu não posso mais esperar por ela. Só que não sei muito bem como fazer isso, sei que o primeiro passo é ter uma renda. Como ainda faço faculdade, preciso de algo que seja flexível. Eu pensei em empreender com produtos artesanais (depois venho falar melhor sobre) em casa mesmo e online pelas redes sociais. Eu tenho estudado muito sobre isso e fiz até curso, pois era um desejo antigo mas hoje sinto também como uma necessidade. Mas sei que essas coisas levam um tempo até se consolidarem. Também pensei no mercado digital mas eu não me sinto segura, uma menina me explicou bastante e eu me interessei mas tenho medo de ser perda de tempo, de dar errado, enfim. Já deu pra ver que sou meio medrosa kkkk eu acho também que os produtos tem mais a ver comigo e além disso eu estudei e aprendi o que precisava, também me sinto muito feliz quando faço. O que você acha, Su? Eu pergunto a Deus o que fazer mas me sinto muito perdida. Não sei como ouvir quais são os planos dele. Por fim, essa época de fim de ano me deixa mal porque eu fico pensando em como foi o ano e em quanto tempo perdi me estressando com as pessoas daqui. Em contrapartida, eu amo o Natal, uma pena que por conta da pandemia não pude ver a decoração pela cidade como sempre faço. Estou sentindo falta disso. Ah, Su!!! Eu comprei o computador! Fiquei muito feliz. É isso! Obrigada sempre! Até mais e fica com Deus! C.

Resposta da Sú:

Hello, C.! Bem-vinda de volta! Tudo tranquilo por aqui, graças a Deus.

Que legal saber que você comprou um computador. Fico feliz por você e agradeço a Deus por esse presente que ele lhe deu!

E, como ele é sempre bom e quer o nosso melhor, existe algum motivo para ele não ter permitido sua mudança. Ele enxerga lá na frente. Eu sei que a situação ainda é aflitiva, mas Deus sabe melhor ainda. E achei muuuuito legal que você está tomando essas iniciativas para começar a se sustentar e ter condições de se mudar. Parabéns!

Sem dúvida, existem muitas boas possibilidades, e é ótimo que você esteja estudando-as bastante antes de tomar decisões. E também é verdade que as coisas levam tempo para dar retorno, então é preciso paciência e perseverança. Quanto a e-commerce, quem sabe é algo para você pensar em um segundo momento. Ou, de repente, procurar um formato em que você não precisa arriscar/investir muito logo de cara. Acho que vale a pena explorar mais essa possibilidade, amiga. A meu ver, o que poderia ajudar bastante nesse momento é conversar com mais pessoas que já empreendem com artesanato, entender os desafios e benefícios e quem sabe até buscar parcerias. E, uma vez que a pandemia sossegar, você também pode procurar feitas de artesanato em sua região ou entrar em contato com lojas nas quais você possa deixar seu produto em consignação. Se tiver um SEBRAE por aí, também vale ir atrás.

E, mais importante, continue a orar. Muitas vezes, Deus responde aos poucos, à medida que vamos tomando iniciativas e dando passos. Se você estiver buscando a vontade dele, fique sossegada, pois ele vai dar um jeito de mostrá-la, seja abrindo/fechando portas, colocando pessoas em sua vida, voltando sua atenção para conteúdos, cursos e mais uma infinidade de coisas.

Deus quer ajudar você a fazer a vontade dele. Descanse nisso, pois ajudará a lidar com a ansiedade. E leve em conta que, por vezes, mesmo quando algo faz parte dos planos de Deus para nós, não significa que tudo vai dar super certo logo de cara. Como disse, ele vai dar um jeito de mostrar. Persista nessas orações, amigas, pois Deus está ouvindo!

E, como você, gosto demais do Natal! Desejo alegres celebrações para você!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.