Pergunta:

Oiii Amore!!! Bom dia! A paz do Senhor. Ano passado eu acabei gostando de um menino da minha escola, e a gente se falava na sala e tals a gente conversava e todo esses negócios.
Eu sempre fui focada nos meus estudos, então não tinha muito tempo nem dava muita atenção para esses assuntos de namoros nem garotos. Mas eu sempre fui sentimental, e acabei gostando desse menino, a gente nunca chegou a ficar nem nada do tipo. Aí passou um tempo, ele postou uma foto com outra menina e eu fiquei meio chateada, porque mesmo sem termos nada, ele me dava uma esperança, sabe? Só que eu não corri atrás dele, simplesmente deixei para lá, acabei “esquecendo”, ou pensava que tinha esquecido. Esse ano, eu até tava gostando de outro menino, mas acabei desistindo porque não estava no início das aulas e eu vi que não tinha futuro. Quando voltou as aulas, o sentimento que eu tinha enterrado por esse menino (o primeiro) voltou, e eu não quero gostar dele, eu sei que ele não gosta de mim, eu estudo, ocupo minha mente com outras coisas, mas não consigo fazer esse sentimento desaparecer. Me sinto patética. Eu sei que isso é idiota e tudo mais, tenho até vergonha de falar isso. Eu orava por ele todos os dias e ainda oro, só que esse sentimento persiste. Eu não aguento mais sofrer por esse menino. Me sinto aquele tipo de adolescente chata, sabe? Quando gosta de alguém e parece que o mundo se destrói, já pedi a Deus para Ele tirar esse sentimento de mim ja faz um ano.
Como eu paro de gostar dele? Ou não paro? M.E.

Resposta da Sú:

Hello, M.E.! Primeiro, se você está se achando idiota e patética, bem-vinda ao clube, pois acho que todas nós já passamos por uma fase parecida, de gostar de alguém que não está a fim e de achar que esse sentimento não vai se “desgrudar” nunca de nosso coração. Como seria bom ter um botãozinho de liga/desliga (especialmente desliga!!!).

Não tem nada de vergonhoso nisso. Aliás, é muito normal e natural. Não significa, porém, que é fácil ou agradável. Pelo contrário, eu sei que é difícil. Mas, a gente torna a situação ainda mais difícil quando fica se condenando.

Muitas vezes, a gente pede para Deus tirar um sentimento de nosso coração e ele responde com um sonoro, mas carinhoso, “não”. Com frequência, ele responde dessa forma porque aquele sentimento faz parte do nosso processo de crescer e amadurecer e parte do processo de confiar que Ele tem um tempo certo. Deus ouviu seu pedido. Ele ama você e ele está trabalhando para o seu bem. Isso significa que, por enquanto, talvez a melhor coisa seja fazer as pazes com esse sentimento. Reconheça-o sem culpa e sem julgamento. Tipo: “Olá, paixão insistente, você ainda está aqui, né? Eu preferia que não estivesse, mas eu aceito sua presença e vou pedir para Deus me mostrar o que ela significa”. Pergunte para Deus por que ele ainda não tirou esse afeto do seu coração. Ele tem um propósito.

E, é claro, continue a fazer sua parte, como você descreveu: dedique-se a seus estudos, ocupe sua mente com outras coisas, não fique fantasiando com ele, acompanhando-o nas redes sociais, comentando sobre ele toda hora para outros (pelo jeito, você não faz isso, mas é sempre bom falar, kkk). Eu sei que parece meio impossível agora, mas, com o tempo, seus sentimentos vão se acalmar e se dissipar. Confie que Deus não vai deixar as coisas como estão. E confie que ele sabe o que está fazendo ao não remover os sentimentos de seu coração em um passe de mágica.

Que você encontre alegria e paz e, em breve, mais liberdade e leveza J

Até a próxima!

Kisses,

Su