Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida R.! Bem-vinda ao clube de meninas com temperamento forte! Rsrs. A gente se descontrola por vários motivos. Um deles é a mudança hormonal que acontece em nosso corpo no início da adolescência. As alterações de humor nessa fase são naturais e passam com o tempo. Mais para frente, também tem o lance da TPM (tensão pré-menstrual), que pode aumentar o nível de irritação.

Além disso, pode ser que você esteja guardando coisas que a deixaram chateada e não esteja conseguindo expressá-las de forma saudável e tranquila. Isso também é natural.

Querer mudar de atitude, já é um ótimo começo e, com o tempo e a ajuda de Deus, é algo possível!

Aqui vão algumas sugestões:

1. Se você sentir a irritação aumentar, procure sair da situação antes de perder o controle (tipo, encerrar a conversa ou sair de perto da pessoa). Se a conversa estiver ficando pesada, diga algo do tipo “Seria melhor falar desse assunto outra hora, quando eu estiver mais calma”. Se você achar que vai explodir com alguém, feche-se no seu quarto por um tempo, respire beeeeem fundo várias vezes, peça ajuda para Deus e só saia depois que estiver mais calma.

2. No final de cada dia, ou sempre que bater a vontade de estrangular alguém (rsrs), escreva todos os seus sentimentos numa folha de papel. Despeje tudo o que está dentro de você, sem se preocupar com caligrafia, gramática ou qualquer outra coisa. E não se assuste se o papel ficar cheio de coisas feias. É sempre melhor colocar o “lixo” para fora do que deixá-lo dentro de seu coração. Escreva sem parar, o que lhe vier à mente, até você se acalmar. Depois, pique o papel em um milhão de pedacinhos (para ninguém ler) e jogue fora. Agradeça a Deus porque ele a ajudou a fazer uma “faxina” interior.

3. Reserve um período do dia (ou da semana) para fazer um tempo de silêncio. Podem ser duas horinhas. Nesse tempo, você não deve conversar com ninguém. A ideia é você treinar como ficar quieta nos momentos de calma para conseguir ficar quieta nos momentos de irritação.

4. Coloque-se no lugar das outras pessoas. De verdade. Pense com calma em como você gostaria de ser tratada em determinadas situações. Imagine a cena e procure colocá-la em prática quando bater a vontade de não ser gentil.

5. Se você tem assuntos não resolvidos com alguém, especialmente de sua família, procure conversar com a pessoa e colocar a questão em ordem. Às vezes, pensamos que estamos irritados com o mundo inteiro quando, na verdade, o problema é com uma pessoa só.

6. E, acima de tudo, converse muuuuuito com Deus. Só ele pode mudar o que acontece no coração e na mente, os lugares de onde vêm nossas atitudes. Desenvolva o hábito de agradecer a Deus pelas pequenas coisas do dia a dia. Olhe para o mundo ao redor como um presente dele. A gratidão e a confiança em Deus são essenciais para lidarmos com nosso “temperamento forte” ☺
E tenha paciência consigo mesma, pois mudar de atitude é um processo que leva tempo!

Kisses,
Su