Hello, L.! Sinto muito por sua tristeza. Se serve de consolo, todos os verdadeiros cristãos passam pelo menos uma vez na vida (geralmente várias) por essa fase de questionamentos. Faz parte de entendermos de verdade por que Deus nos criou e qual é nosso fim, ou seja, nosso propósito de vida.
Tenho plena convicção de que essa vida aqui faz toda diferença no céu, pois não são duas vidas separadas. É uma existência só – antes e depois da morte. Em uma parte dessa existência nos relacionamos com Deus pela fé, sem vê-lo, e ainda lutamos contra nossa natureza pecaminosa aqui na terra. Ao mesmo tempo, contudo, já existe em nós uma nova natureza, recebida quando aceitamos Cristo. Essa natureza é eterna e conviverá face a face com Deus no céu. Aliás, parte do motivo pelo qual estamos aqui é para criar intimidade com Deus e começar a conhecê-lo. Desse modo, ao chegar no céu, não teremos um encontro com um “estranho”, mas com o Senhor e Salvador com o qual convivemos diariamente aqui.
Na denominação que frequento, temos uma lista de perguntas e respostas que nos ajudam a expressar nossa fé (http://www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismomaior_westminster.htm).
Observe a primeira pergunta e resposta:
Pergunta 1. Qual é o fim supremo e principal do homem?
Resposta. O fim supremo e principal do homem e glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.
Romanos 11:36; 1Coríntios 10:31; Salmos 73:24-26; João 17:22-24.
_________________________________________________________________________
Leia as passagens acima e medite sobre elas. Leia também Eclesiastes 12.13. Aliás, recomendo que leia o livro todo. O autor de Eclesiastes passou grande parte do livro fazendo exatamente as mesmas perguntas que você e dizendo que é tudo “vaidade” (tudo vazio, sem sentido, etc.). No último versículo do livro é porém, ele resume a resposta para esses questionamentos.
Para que você existe? Para glorificar a Deus e ter prazer na presença dele. O que isso significa? Significa procurar conhecê-lo melhor a cada dia. Qual é o propósito de sua vida? É obedecer a Deus e andar em temor a ele. À medida que você faz isso, ele lhe dá sentido e percepção de propósito e valor.
Preste atenção, pois isso é importante: Deus a imaginou e a criou porque você é capaz de engrandecer o nome dele e servi-lo aqui na terra de uma forma que ninguém mais pode fazer. Você é capaz de louvar a Deus com uma voz, uma mente e um coração que ninguém mais tem. Por isso ele criou cada um de nós de forma singular. Ele é tão glorioso e tão maravilhoso que são necessários trilhões de pessoas para louvá-lo e glorificá-lo devidamente, cada uma à sua maneira, no seu cantinho do mundo, sendo fiel nas pequenas coisas de cada dia.
É isso que dá sentido à sua vida. Medite com calma a esse respeito.
E com certeza existe uma divisão entre corpo e alma. Em 2Coríntios 5.1-10, por exemplo, Paulo fala da nossa “tenda” (nosso corpo) e de nossa futura existência fora desse corpo (no corpo que receberemos no céu). Leia a passagem. Leia também 1Coríntios 15.35-54, que fala sobre o novo corpo que receberemos no céu para “revestir” nossa alma, um corpo adequado para viver para sempre na presença de Deus. Este corpo terreno é temporário, mas é a “semente” do corpo que teremos para sempre. Um corpo semelhante ao de Jesus depois que ele ressuscitou. Legal isso, não?
Estude essas passagens todas que indiquei com atenção, pedindo ajuda do Espírito. Ele lhe mostrará o quanto você é importante para Deus aqui na terra e para sempre.
Até a próxima!
Kisses,
Su