Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, D.! Entendo que, de fato, sua situação é complicada. Em minha opinião, é hora de você pedir muita ajuda de Deus para refletir sobre algumas questões fundamentais e para ter direção clara.

  1. O que exatamente você quer dizer quando afirma que deixou de amar seu marido? É verdade que a paixão inicial do relacionamento passa depois de algum tempo, mas esse é um compromisso para a vida toda, que precisa ser trabalhado, cultivado com empenho e, é claro, com muitas forças e sabedoria de Deus.
  2. Se seu marido não traiu você e se você não é vítima de violência doméstica, seja ela física ou emocional, a meu ver a primeira coisa a fazer, antes de pensar em sair desse casamento, é buscar formas de restaurá-lo. Do ponto de vista humano, talvez pareça impossível ficar com seu marido, mas Deus pode trabalhar em seu casamento de maneiras extraordinárias.
  3. Se, depois de refletir seriamente diante de Deus sobre seu casamento, você ainda assim decidir que não quer ficar com seu marido, minha opinião é que você não deve deixá-lo para se unir de imediato a outro homem. Todos os casos desse tipo que conheço terminaram em dor e complicação para todas as partes envolvidas e, particularmente, para os filhos.
  4. Seu primo de terceiro grau obviamente não tem muito respeito pelo compromisso de casamento (se tivesse, ele não convidaria você a deixar seu marido). Aliás, pelo que você diz, ele tem bastante medode compromisso.Visto que a união de um casal não parece ser algo muito valioso para seu primo, que garantia você tem de que ele não vai abandonar você para ficar com outra mulher mais adiante?

Se não estiver presente uma das exceções que mencionei no item 2 (adultério ou abuso), minha opinião é que você deve procurar conversar com seu marido e que, juntos, vocês devem fazer tudo que estiver ao seu alcance para reconstruir esse casamento. Se puderem, procurem a ajude de um conselheiro, de um psicólogo ou de alguma outra pessoa de sua confiança para ajudá-los nesse momento.

E, se tudo falhar e seu marido não quiser ficar com você, evite envolver-se de imediato em outro relacionamento. Você poupará a si mesma e seu(s) filho(s) de um bocado de sofrimento!

Que Deus ilumine seu caminho, amiga!

Kisses,
Su