Querida G., até certo ponto é natural você estar triste, deprimida e ansiosa depois do que aconteceu. Você tinha um relacionamento importante e ele “morreu”, então é normal ter um período de “luto” pela perda dessa pessoa e desse namoro.
Agora, mesmo que não pareça no momento, você ainda tem muuuuuuitos motivos para continuar vivendo. Esse namorado, por mais querido e especial que fosse, não pode ser sua única razão para viver – isso é colocá-lo no lugar de Deus no centro de sua vida. Deus criou você com imenso carinho e com muitos planos e propósitos além de apenas ser namorada de alguém. Isso significa que, por mais doloroso que seja no momento (e eu sei que dói demais!), esse sofrimento vai diminuir com o tempo e você vai encontrar novos motivos para continuar vivendo e, acredite ou não, vai recuperar sua alegria.
Agora, se nos próximos dois ou três dias você não notar absolutamente nenhuma melhora – se você continuar sem vontade de se alimentar, é absolutamente essencial que você procure ajuda. Fale com um conselheiro, uma pessoa cristã mais experiente ou um psicólogo. Você pode até pedir para alguém de sua família levá-la a um pronto-socorro ou unidade de pronto-atendimento para você conversar com um médico. Ele a encaminhará para os profissionais mais adequados e poderá indicar medicamentos que ajudarão você a lidar com a depressão e a ansiedade.
Converse bastante com Deus, conte para ele tudo o que você está sentindo e peça para ele lhe dar forças e paz. Peça, também, para ele lhe mostrar que tipo de ajuda pode ser proveitosa para você nesse momento – e busque essa ajuda!
E, se voltar qualquer pensamento (mesmo que passageiro) de suicídio, ligue de imediato para 188 ou acesse https://www.cvv.org.br/. Esse é o Centro de Valorização da Vida. Eles tem um pessoal super atencioso e capacitado para conversar com você e ajudá-la a lidar com esses pensamentos de morte. Não fique sofrendo sozinha. Deus ama você imensamente e está colocando ao seu alcance toda a ajuda de que você precisa!
Ah, e mais uma coisa importante: Não corra atrás de seu ex-namorado. Remova-o de todas as suas redes sociais, não fique olhando o que ele está fazendo, não tente entrar em contato de jeito nenhum. Ir atrás dele agora é a pior coisa que você pode fazer e lhe garanto que só vai trazer mais sofrimento.
Fique na sua, busque ajuda de Deus e das pessoas ao seu redor. E, sempre que quiser conversar, é só passar aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su