Hello, L.! Feliz aniversário! (É atrasado, mas é de coração, kkk. Que Deus abençoe muito você neste novo ano de vida!)
Considerando tudo o que você escreveu, gostaria que pensássemos juntas em duas coisas:
Primeiro, perdoar alguém não significa que você precisa se aproximar dessa pessoa e ser melhor amiga dela. Perdoar é apresentar para Deus todas as ofensas e as injustiças e deixar que ele resolva a situação. O perdão não é um sentimento. É uma decisão. A pessoa está em dívida com a gente, e a gente toma a decisão de não cobrar isso dela. Entrega para Deus e pede ajuda dele para seguir em frente. Às vezes, à medida que Deus trabalha em nosso coração, talvez ele nos conduza de volta para perto da pessoa. Mas, nem sempre é dessa forma. Pode acontecer de você simplesmente permanecer afastada, mas sem mágoas. Meu conselho é que você não tente se aproximar no momento, nem retomar qualquer tipo de relacionamento. Fique na sua e deixe quieto. Tome a decisão de perdoar e peça ajuda de Deus todos os dias para viver de acordo com essa decisão.
Segundo, uma coisa que eu notei naquilo que você comentou é que faltou diálogo e assertividade nessa história. Acho que é meio uma coisa da nossa cultura brasileira a gente se chatear e não falar nada. Só que, com o tempo, as chateações vão acumulando, até que chega uma hora que a gente não consegue nem olhar para as pessoas ou ouvir a voz delas porque já aceitou tanto desaforo de boca fechada. Você conversou com essas irmãs sobre o comportamento delas em sua casa? Disse para elas que não gostava do jeito que elas agiam? Falou para não mexerem nas suas coisas? Falou que não gostou dessa história de “reserva emocional”? Tudo isso precisava ter sido ventilado há muito tempo.
Como lhe disse acima, você não precisa convidar essas duas pessoas de volta para sua vida no momento, a menos que Deus lhe mostra de forma clara algo diferente. Mas, para referência futura, não deixe as coisas chegarem nesse ponto. Se alguém estiver chateando você, converse educadamente com a pessoa. Diga o que você não gosta no comportamento dela. Ou, se a pessoa falar algo que machucou, diga isso para ela também. Procure resolver as coisas no começo, antes que se tornem insuportáveis. É melhor ser sincera, mesmo que outros considerem falta de educação, do que ser educada e apenas “suportar” as pessoas. Lembre-se sempre de que bons relacionamentos precisam de diálogo aberto, de ambas as partes 🙂
Reflita sobre o que falei e, se quiser conversar mais, é só escrever novamente!
Kisses,
Su