Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida K., a melhor coisa é pedir desculpas pessoalmente (não por alguma rede social ou por telefone) e ser específica. Por exemplo: “Me desculpe porque eu fui injusta” ou “Me desculpe porque eu disse coisas que magoaram você” ou “Me desculpe porque eu menti para você”. Assuma responsabilidade por aquilo que você fez. Não assuma culpa por aquilo que é responsabilidade dele, mas também não jogue na cara dele as coisas pelas quais você acha que ele precisa se desculpar. Se não tomar cuidado, um pedido de desculpas pode virar uma nova briga, rs.

Depois que você dizer que sente muito, a bola está no campo dele. Não há mais nada que você possa fazer para recuperar a amizade além de continuar a tratá-lo bem, qualquer que seja a atitude dele. Aliás, é legal você dizer para ele que gostaria que vocês voltassem a ser amigos.

Agora, se a discussão de vocês foi sobre alguma coisa muuuuuito séria, que fere sua consciência, seus princípios e valores ou algo do gênero (tipo, ele acha que é normal fazer coisas que você considera erradas e quer convencê-la a entrar na dele), aí é o caso de só pedir desculpas pela parte que lhe coube na discussão e manter distância!

Sem saber o motivo de sua briga, não tem como dizer se é boa ideia vocês voltarem a ser amigos ou não. Mas, felizmente, você pode conversar com Deus sobre essa questão e pedir sabedoria dele. Deus entende tudo de relacionamentos e, quando pedimos com sinceridade e disposição de obedecer, ele nos mostra qual deve ser o próximo passo. Conte para Deus tudo o que aconteceu, apresente sua dúvida sobre o futuro desse relacionamento e depois espere para ver como as coisas vão se encaminhar. Ah, e pela para Deus lhe dar as palavras e atitude certa na hora de pedir desculpas. Confie que ele ajudará você!

E, se quiser continuar o assunto ou tiver qualquer outra dúvida, é só escrever novamente!

 

Kisses,

Su