Pergunta:

Oii Su, de uns dias pra cá tenho pensado muito em minha conduta e também de outras pessoas que me feriram muito, principalmente de uma ex-amiga que vamos chamar de “J”. Uns 3 a 4 anos atrás tivemos bastante problemas, porque sempre postei no Facebook frases de reflexão e sempre interagi com as pessoas nos comentários (ou concordando ou discordando com o que foi postado). Só que isso gerava um problemão e resumindo, as pessoas (inclusive a “J”) chegava nos meus posts zombando, marcando o pessoal da igreja que eu era parte na época, chamando de “santinha”, “reverenda” e que eu estava fazendo um “seminário social nas publicações das pessoas”. Assim se formou um grupo pra zombar de mim. Quando bloqueei ou exclui esse pessoal do meu Facebook, então as polêmicas pararam, e hoje continuo postando frases reflexivas, mas não interajo tanto quanto antes nos posts alheios. Então a paz reina no Facebook. O problema, é que tenho essa ex-amiga no WhatsApp e nossa ela é uma das primeiras a visualizar meu status (só que eu nem olho o status dela), então não sei pq ela ainda fica olhando o que eu faço, e isso me incomoda. Às vezes tenho vontade de chegar e conversar com ela no Whats pra resolver nossas diferenças de forma madura (coisa que não foi feita na época), mas quero deixar claro que não quero ser amiga dela não (cada uma vive sua vida). Mas ao mesmo tempo fico pensando: será que devo chamar a “J” mesmo ou esqueço o passado e deixo pra lá? Então quero um conselho seu: eu converso ou não com a “J” sabendo de tudo isso que se passou? Se sim, como devo abordá-la e quais coisas devo ou não devo falar? E se não, como faço pra esquecer a “J” e tudo de ruim que ela causou na minha vida? Preciso de sua ajuda Su, porque eu não sei o que devo fazer! A.

Resposta da Sú:

Hello, A.! Imagino o quanto ainda seja difícil para você processar tudo isso que lhe aconteceu. É totalmente legítimo você não querer se relacionar com essas pessoas, especialmente com a “J”. Às vezes, a melhor maneira de amar e respeitar outros é à distância.

Tendo em conta que você não pretende ser amiga da “J”, meu conselho é que você a remova dos seus contatos no Whats também. A gente só resolve as diferenças de modo maduro quando as duas partes estão interessadas em fazer isso. Não parece ser o caso da “J”. Portanto, é provável que tentar dialogar com ela só cause mais conflitos e mágoas e piore ainda mais as coisas.

A meu ver, seria interessante você se desligar completamente de todas essas pessoas, especialmente da “J” por enquanto. Continue a orar sobre isso e pedir a direção clara de Deus. Se, em algum momento, ele quiser que você retome algum desses contatos, ele vai lhe mostrar de uma forma que você compreenderá e lhe dará paz a esse respeito.

E não tente brigar com seus sentimentos e pensamentos. Aceite que eles são normais e naturais diante de tudo o que aconteceu. Apresente-os para Deus sempre que eles surgirem. Ao mesmo tempo, contudo, procure não alimentá-los. Não fique remoendo detalhes, nem espiando o que esse pessoal anda fazendo nas redes sociais (acho que você não tem feito isso, então continue assim, kkk).  Não existe uma fórmula para você “esquecer” de imediato essa pessoa e todo o mal que ela lhe fez. Mas, existe o trabalho sobrenatural do Espírito Santo dentro de nós, que ele realiza quando levamos nossas dificuldades para ele repetidamente, mesmo que seja várias vezes por dia. É um processo ao longo do qual Deus vai nos ensinando coisas novas a respeito dele e de nós mesmos. Precisamos ser pacientes conosco mesmas enquanto Deus trabalha. E podemos confiar que ele completará a obra que ele começou em nós. Deus não faz as coisas pelas metades, e quando buscamos a direção e o socorro dele, ele nos ajuda de maneiras práticas e, muitas vezes, surpreendentes. Confie nisso!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.