Querida B., posso imaginar como é difícil ver sua BFF se envolvendo com essas coisas. Em minha opinião, se você tem a cabeça feita e entende que essas atitudes dela não são corretas nem saudáveis, e se ela não insiste para você fazer as mesmas coisas, não existe motivo para você se afastar. Pelo contrário, é tempo de orar muito por sua amiga e pedir a ajuda de Deus na vida dela. Também é importante pedir para Deus lhe dar muuuuuita sabedoria para caminhar ao lado dela e, quem sabe, tomar alguma providência para ajudá-la.
Você já conversou com sua amiga sobre essas questões? Não estou dizendo que é para passar sermão (de jeito nenhum!), mas apenas mostrar que você está preocupada com o bem-estar geral dela. E a família dela, o que diz? Existe alguém de sua confiança com quem você poderia conversar sobre isso e quem sabe buscar aconselhamento para sua amiga? Esses comportamentos dela mostram que outras coisas não estão legais e precisam ser tratadas.
A meu ver, vale a pena você ficar atenta para oportunidades de dar um toque para ela que essas escolhas não vão acabar bem e que Deus pode mostrar um caminho melhor. Não precisa tentar levá-la de volta para a igreja, mas, se houver ocasião, fale para ela de Deus e de como ele a ama e se importa com ela. E, se essa oportunidade não surgir, não desista nunca de orar por ela. Nossas orações podem fazer toda diferença na vida de outros!
Kisses,
Su