Pergunta:

Oii, Su! Bem, espero que lembre de mim e de toda a minha história! Estava com saudade de escrever aqui, pena que estou escrevendo te trazendo más notícias.. Bem, meu namoro terminou tem 2 semanas, eu não estou mais com ele :(Tem acontecido várias coisas desde a última vez que te escrevi, vou resumir e tentar ser breve, pra não ficar tão longo.. Os problemas com a mãe dele só foram se acumulando, aumentando e inflamando, quase terminamos uma dia quando ele viu o meu wpp aparentemente “eu conversando com um homem” mas na vdd era o entregador do uma lanchonete aqui perto (kkk) enfim, ele ficou todo assim achando q estava de conversa com outro, no mesmo dia minutos o antes, saimos com meus primos comemorar o aniversário de um deles numa hambúrgueria, mas ele não foi até lá pq disse que ia voltar pq o lugar era perigoso , enfim… acho q ele deve ter algum preconceito pelo oq escuta da mãe enfim… mas conversamos e n terminamos, 1 semana depois,ele foi pra um evento do pai, e nesse evento tava a filha do amigo do pai dele, ele provavelmente conversaram mto e sabe sei lá oq teve tbm, de noite ele foi la pra casa eu peguei o celular dele (por acaso) e vi a conversa dela com uma menina todo cheio de graça, mandando mensag com “rsrs” e ela tbm c flertes enfim.. na Minha concepção foi flerte. Apesar de não ter tido nada demais além disso. Disse q ele era “igual aos outros homens” e que queria terminar, ele só perguntou “tem certeza?” Eu n respondi, aí dps voltei atrás (disse que n queria, n sei, eu o amava muito) e aí foi quando ele disse q não queria, pq eu “disse q ele era igual todos os homens e já provou várias vezes q não era” enfim, nada me tira da cabeça que não era essa a razão e sim pra ficar com essa menina. Acho q ela nem sabia que ele namorava. Enfim. Acabou! Mandei mensagem e ele foi todo seco. Acabou. Duas semanas depois, ele manda um texto sobre os sentimentos dele, e que “ainda te amo”, não estou acreditando. Não sei oq eu faço, oq pensar, como agir. Eu o amava muito, não deixei de amar assim do dia pra noite. Mas o sentimento não é o mesmo. Me senti traída, e trocada. Ele afirmou que não tá de rolo com ninguém, e que é difícil acordar sem o meu bom dia, e que sente saudade. Estou mal. Quero responder, mas não quero ficar conversando de boa, nem pensar em voltar, nada disso. Mas acho que preciso falar tudo oq eu queria ter falado, oq eu quero falar, e colocar um ponto final e entrar em 2025, deixar tudo pra trás e ele pra 2024. eu o amo ainda. Também. Só queria um outro abraço dele, um beijo, um toque, qualquer coisa com ele que me faça sentir como antes de novo. Me ajude e ore por mim, por meus sentimentos. K.

Resposta da Sú:

Hello, K.! Claro que me lembro de você. É sempre bom vê-la por aqui, mas fiquei triste de saber de suas notícias. Com base no que você descreve, o relacionamento chegou a um ponto que não tinha como avançar. É muito natural você estar confusa nesse momento. Todo fim de namoro é como uma “morte”. Em minha opinião, é importante você reconhecer o que esse tempo teve de bom, mas também manter bem claro em sua mente o que levou ao fim do namoro.

Se você ainda tem coisas para dizer, escreva uma mensagem de texto, envie e diga que você não está diposta a continuar interagindo com ele pelo menos por um tempo, até os sentimentos e pensamentos se acalmarem.

Eu sei que é difícil, mas procure não ficar fantasiando com ele nem trazendo à memória, de propósito, os momentos que vocês passaram juntos. Os pensamentos vão vir, a saudade vai aparecer, mas você não precisa ficar nutrindo. Reconheça que o afeto ainda está presente, mas não alimente. Procure voltar sua atenção para os outros relacionamentos em sua vida e para as outras atividades de seu dia a dia. Com o tempo, se tornará mais fácil. A gente não controla todos os sentimentos, mas a gente escolhe o que vai ocupar nossa mente, Você pode decidir em que medida vai querer ficar “sofrendo por amor” depois de um relacionamento.

Algumas coisas práticas para fazer: (1) pare de segui-lo em todas as redes sociais; (2) na medida do possível, guarde qualquer lembrança física (presentes, por exemplo) em uma caixa no fundo do armário; (3) tranfira as mensagens dele, bem como fotos e vídeos para uma pasta separada (para não ficar olhando toda hora); (4) não fique ouvindo músicas e assistindo filmes que você associe com ele; e (5) evite ficar falando dele com amigos e familiares. Eu sei que tudo isso é difícil, mas esses passos são comprovadamente úteis para diinuir seu sofrimento. Não é uma questão de “apagar” o garoto de sua vida, mas de dar espaço e tempo para seu coração sossegar e se curar, entende?

Saiba que Deus está ao seu lado a cada passo, para ajudá-la nesse processo. E, você pode passar aqui para conversar sempre que quiser. Forças para você, amiga!

Kisses,

Su