Hello, I.! Fique sossegada, pois é um prazer responder suas perguntas 🙂
1 – Quanto ao sono, em minha opinião você precisa quebrar o mais rápido possível esse círculo vicioso que está instalado. É natural ter alguma sonolência à tarde, mas se você continuar a dormir depois do almoço, sempre vai ser difícil deitar-se mais cedo. E enquanto você continuar indo dormir tarde da noite, sempre vai ter ainda mais sonolência depois do almoço. Uma coisa reforça a outra! A meu ver, a melhor maneira de mudar isso é não dormir depois do almoço. Mesmo que você esteja caindo de sono, não tire nem uma soneca, rs! Tome um café ou chá preto, realize atividades que a ajudem a manter-se acordada (limpar um cômodo da casa, fazer uma caminhada, lavar o rosto com água fria várias vezes ao longo da tarde enquanto você estuda). Nos primeiros dias, talvez seja beeeem difícil, mas se você persistir, seu “relógio interno” vai se ajustar e você vai conseguir ir dormir mais cedo – e, com o tempo, vai ter menos sonolência à tarde. Em geral, esse processo leva cerca de duas semanas. Portanto, peça forças de Deus para não desistir! Eu lhe garanto que seu esforço vai valer a pena. Ah, se possível, peça ajuda de sua família também. Eles podem orar por você e, quem sabe, envolvê-la em alguma atividade à tarde durante essas primeiras semanas, para você não ficar parada pensando no seu travesseiro, kkk.
2 – Quanto à alimentação, eu não sei sua altura e peso, nem o que você costuma comer. O que eu sei, com certeza, é que seu peso não define quem você é. Claro que é importante alimentar-se de um jeito saudável e movimentar seu corpo, mas isso não reflete seu caráter e nem torna você uma pessoa melhor ou mais espiritual. Deus ama você de paixão e aceita você incondicionalmente – exatamente do jeito que você é, mesmo que você pese 300 kg. Peça para Deus colocar essa verdade dentro do seu coração e da sua mente. Cuidamos bem do nosso corpo porque ele é um presente de Deus, e não para sermos aceitas por Deus (ou pelos outros). Aliás, pode ser legal tentar conversar com algumas dessas pessoas que ficam enchendo você e dizer que você fica chateada com os comentários delas.
E, por fim, algo bem importante também: procure uma nutricionista. Deus coloca em nossa vida profissionais capacitados por ele para nos ajudar a cuidar desse corpo maravilhoso que ele nos deu. Nossa parte é fazer uso desses recursos. Não fique procurando dietas na internet e não imagine que você pode conseguir alguma coisa só com “força de vontade”. Se você está comendo além da conta, pode ser sinal de ansiedade ou de alguma outra questão interior que precisa ser tratada. Ou pode ser simplesmente uma questão de formar, aos poucos, novos hábitos alimentares (o que é beeeeem diferente de fazer dietas que, aliás, raramente funcionam em longo prazo!). Busque ajuda de profissionais especializados (SUS, convênios e clínicas particulares têm nutricionistas).
3 – Quanto à atividade física, a nutricionista também pode orientá-la. Eu gosto de caminhar. É uma atividade simples, que não requer equipamentos especiais e que pode ser feita em quase qualquer lugar. Se você mora numa vizinhança mais ou menos tranquila, saia para andar na rua mesmo. Comece com ½ hora por dia, num horário que não seja tão quente (final da tarde, por exemplo). Aumente o tempo e o ritmo da caminhada aos poucos, conforme você for sentindo necessidade. Se precisar ir a algum lugar, veja se é possível ir a pé. Se estiver em um local que tem vários andares, use as escadas. Coloque uma música bem legal no seu quarto e invente uma dança só sua. Crie uma coreografia para louvar a Deus com seu corpo! E fazer faxina na casa, cuidar do jardim ou lavar o carro também contam!
4 – E, quanto à nossa jornada espiritual, eu acho muito importante não ficarmos nos comparando com outros, especialmente no que diz respeito às “aparências” de espiritualidade. Claro que podemos admirar o compromisso e a dedicação de outros cristãos, mas precisamos nos lembrar de que o verdadeiro relacionamento com Deus acontece dentro do coração, e nem sempre é visível para outros de imediato. Aliás, Jesus deixou claro que ele valoriza a devoção do coração, e não os rituais externos (veja Mateus 6 que fala, inclusive, sobre jejum e oração). É fundamental entender que essa devoção interior também não é algo que você desenvolve com suas próprias forças, mas sim, algo que o Espírito realiza em você (veja Filipenses 2.13). Sua parte nessa história é deixar o Espírito trabalhar. Converse com Deus ao longo do dia, a qualquer momento. Você pode, mas não precisa, acordar de madrugada para orar. Mas desenvolva o hábito de orar enquanto escova os dentes, toma banho, vai pra escola, faz as unhas, etc. Esse é o “orar sem cessar” da Bíblia. Olhe ao redor e veja quantos presentes, grandes e pequenos, Deus lhe dá todo dia. Agradeça constantemente por isso. Eu tenho um caderno que uso para anotar os presentes de Deus. Tem de tudo na lista, desde o pão do café da manhã até uma florzinha que eu vi na calçada, os amigos, vocês meninas aqui do blog, a família, etc., etc. A gratidão é uma das maneiras mais poderosas de mantermos a comunhão com Deus, pois ela reconhece que dependemos dele para tudo e que ele nos ama demais da conta!
Leia trechos curtos da Bíblia ao longo do dia, cole papeizinhos com versículos em lugares que você veja sempre, repita esses versículos em sua mente. Peça para Deus lhe dar muita criatividade para perceber a presença dele a cada momento e para que esse relacionamento com ele seja contínuo, e não apenas em um momento devocional ou na hora do culto. Deus quer ser o centro da sua rotina, e ele é o maior interessado em ajudá-la a voltar seus pensamentos para ele continuamente.
Se você tem celular, ou um relógio com alarme, coloque esse alarme para tocar algumas vezes durante o dia para você se lembrar da presença de Deus, para expressar gratidão e reconhecer o cuidado dele. Nesses momentos, faça uma pausa curta, respire fundo, preste atenção no ar entrando e saindo de você. Aquiete seus pensamentos e diga para Deus: “Estou aqui, Senhor”. E deixe Deus fazer o resto!
E, embora você more numa cidade grande, você pode sempre olhar em volta e buscar a revelação de Deus na natureza (no céu, nas árvores, nos pássaros, nas plantas). A natureza reflete quem Deus é. Só precisamos prestar atenção.
Ufa! Quanta coisa, não? Espero que algumas dessas ideias ajudem você a refletir e a começar mudanças em sua vida. Mas lembre-se, em todas essas coisas, dependemos totalmente da ajuda e das forças de Deus!
Até a próxima, amiga!
Kisses,
Su