Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, D.! Fique tranquila, pois a vontade de ter sexo é super natural. A questão importante é o que você faz com essa vontade! Só porque ela está lá, não significa que você precisa (ou deve) atendê-la. Seus motivos para não ter sexo no momento não devem ser apenas o medo de engravidar ou de sua mãe descobrir. Como você mesma está ligada, se essas forem as únicas razões para você não transar, um dia pode acontecer por acidente. E aí, as coisas podem se complicar um monte!

Deus criou o sexo não como apenas mais uma expressão de afeto, mas como a expressão mais profunda de intimidade dentro de um compromisso para a vida toda. Apesar do que muita gente diz hoje, o namoro não é o momento para isso, pois, por mais chegados que vocês sejam, a intimidade e compromisso que vocês têm ainda são suficientes. Além disso, com 14 ou 15 anos, suas emoções e seu corpo não estão preparados para um envolvimento sexual maduro e saudável.

E, algo importante, ninguém “transa por acidente”. É preciso que vocês dois conversem, estabeleçam limites para as carícias e não criem situações em que vão “estar a sós em algum local e ficar completamente excitados”. Isso só acontecerá se vocês deixarem! Não somos capazes de controlar nossos impulsos sem a ajuda de Deus, mas somos capazes de resolver em que situações vamos nos colocar ou não.

Meu conselho, amiga, é que você espere – por maior que seja o desejo e por mais que pareça bobeira. Quanto mais maturidade, compromisso e intimidade vocês tiverem em todas as áreas da vida, mais significativa e positiva vai ser sua experiência sexual. Nesse momento de sua vida, fazer sexo pode até ser gostoso, mas também virá com uma série de preocupações e responsabilidades com as quais ainda não é hora de lidar. E, se/quando esse namoro terminar (ele não é um compromisso formal para a vida toda), quanto mais intimidade física vocês tiverem, maiores serão os sofrimentos e complicações depois.

Converse muito com Deus sobre essa questão. A instrução dele para você esperar não é para estragar a festa ou impedir que você sinta prazer. Pelo contrário! É justamente para que você sinta mais prazer e alegria, dentro de um contexto de segurança, compromisso e intimidade totais. Desse jeito, é muito melhor!

Peça para Deus lhe dar muita sabedoria, clareza e ajuda para ter um namoro equilibrado, que não é feito só de expressões físicas de afeto, mas especialmente de amizade e companheirismo. Quando pedimos com sinceridade e disposição de obedecer, Deus ouve e responde!

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!

 

Kisses,

Su