Querida J., posso lhe dizer por experiência própria que a coisa mais importante do casamento é ter uma comunicação aberta. Isso é algo que a gente constrói um pouquinho a cada dia. Portanto, a meu ver, é bem importante você falar com seu marido sobre esses sentimentos que você relatou. Conte para ele que você está sentindo falta dele, que gostaria de ter mais carinho e atenção e que também gostaria de participar mais da vida dele. Demonstre interesse pelas atividades dele, conte como foi seu dia, procure apenas “namorar” sem que, necessariamente, precise terminar em sexo. Embora o sexo tenha seu lugar no casamento, ele não é a coisa mais importante de todas. Ele geralmente tem uma qualidade muito melhor (mesmo que não tenha quantidade) quando existe uma boa relação de amizade entre os dois.
E lembre-se de que casamento envolve a dedicação de duas pessoas. Não é somente responsabilidade sua tornar as coisas mais “interessantes” ou “picantes”. E, se vocês não estão tendo tanta intimidade quanto você gostaria, também não significa que é tudo culpa sua. Procure conversar com seu marido, mesmo que dê certo acanhamento, ou mesmo que ele se mostre resistente.
Não conheço todos os detalhes de seu relacionamento e, portanto, não creio que é prudente dar conselhos mais específicos. Mas, minha oração é para que Deus ajude vocês a ampliarem a comunicação e a amizade, para que Deus trabalhe no coração de seu marido e no seu também para que vocês consigam verdadeiramente ouvir um ao outro e ser grandes companheiros, com muita reciprocidade.
Além disso, gostaria de sugerir para você a leitura de um autor muito bacana chamado Gary Chapman. A Editora Mundo Cristão tem vários livros dele que podem ajudar você em sua caminhada com seu marido. Dê uma espiada aqui em quais são de seu interesse:
E, sempre que quiser bater um papo, fique à vontade para visitar o blog!
Kisses,
Su