Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, R.! Bem-vinda de volta, amiga! 🙂

Em minha opinião, a melhor coisa que você pode fazer agora é observar, orar e esperar (ok, na verdade são três coisas, kkk).

Você faz bem de não aceitar um namoro por enquanto, pois esse é o momento de você se concentrar em seus estudos, sua futura profissão, amizades e, acima de tudo, em crescer e se fortalecer na jornada com Cristo. Se me lembro bem, você passou um tempo meio longe Deus, mas pela graça dele, faz vários meses que você retomou seu compromisso com Cristo e está se dedicando a manter-se firme. É isso, né? Então, para começar, você comentou que seu amigo no momento não está muito firme na fé. Esse é o primeiro motivo para você não assumir um compromisso mais sério com ele.

Além disso, uma pessoa que já foi casada, se divorciou, tem filhos, etc., tem uma enorme bagagem de vida, um tanto diferente da sua. Não significa que ele não pode ser um bom marido algum dia, mas quer dizer que é preciso muita calma e muita cautela antes de se envolver mais.

Além disso, esse é um excelente momento para você observá-lo de modo bastante objetivo, prestando atenção em detalhes de caráter, na conduta dele em relação a outras pessoas, nas atitudes dele, na ética de vida e trabalho e, principalmente, no grau de compromisso dele com Deus. O fato de você gostar dele, sem parecer estar perdidamente apaixonada (kk) é uma coisa boa, pois ajudará você a ser mais imparcial em sua avaliação. Lembre-se de que, para um relacionamento dar certo, não é importante só a pessoa tratar você bem ou “fazer você feliz”. É fundamental que haja caráter sólido, integridade, seriedade das duas partes. São essas coisas que sustentam um casamento para o resto da vida.

Além disso, é importante pedir muita sabedoria, clareza e direção de Deus antes de dar qualquer outro passo. Portanto, os dois primeiros itens que lhe falei são observar e orar.

Por fim, esperar é algo difícil, mas no seu caso acho que é o melhor caminho. Não existe nenhuma razão para você apressar um relacionamento mais próximo. Esperar lhe dará o tempo necessário para observar esse rapaz, avaliar com cuidado seus próprios sentimentos, orar sobre o assunto, e deixar Deus mostrar a vontade dele. Aproveite, também, para conversar com sua mãe com muita calma e respeito e perguntar quais são, exatamente, os motivos de ele parecer não gostar muito de seu amigo. Apenas ouça (não procure defendê-lo nem discuta com sua mãe). Depois, reflita sobre o que sua mãe lhe disser. De repente, no meio das implicâncias e irritações, pode ser que sua mãe esteja enxergando algumas coisas no seu amigo que você não consegue ver. Ela tem mais vivência que você e, quem sabe, pode estar percebendo algo. Peça para Deus lhe mostrar se é o caso.

Se você pedir a Deus muita calma, paciência e serenidade, ele ajudará você a entender que lugar seu amigo deve ocupar em sua vida no presente e, talvez, no futuro. Pense nisso 🙂

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!

Kisses,

Su