Querida amiga, obrigada por dividir o que tem acontecido com você. Fiquei bem triste de ler seu relato e tenho algumas coisas difíceis para lhe dizer.
Primeiro, seu marido tem cometido adultério repetidamente. Adultério não é só ter uma relação sexual completa com outra pessoa. Adultério é uma atitude interior de não se dedicar exclusivamente ao seu cônjuge. Beijar alguém, olhar com desejo e coisas do gênero se encaixam nessa categoria. Em Mateus 5.28, Jesus diz: “Quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério em seu coração”. Se seu marido não quer possuir essas mulheres para as quais ele olha, então por que insistir em olhar? Você não está sendo ciumenta. Ele é que está sendo infiel.
Jesus também deixou claro que esse tipo de atitude é motivo para divórcio, especialmente quando a pessoa não vê nada de errado em agir dessa forma, não expressa arrependimento e não demonstra nenhum desejo nem esforço para mudar (veja Mateus 19.7-9).
Outras razões bíblicas para divórcio são abandono e abuso (emocional ou físico). Alguns desses elementos também parecem estar presentes em seu casamento.
A falta de respeito que seu marido tem por você, o fato de ele criticar sua aparência e de não valorizar o que você pede (p. ex., que ele pare de olhar em volta) são sinais muitos claros de que, na cabeça dele, ele não é verdadeiramente casado. Sinto muito lhe dizer isso, mas a tendência é que essas coisas piorem com o tempo.
Meu conselho, portanto, é que vocês procuram um psicólogo que faça terapia com casais para tratar dessas questões. Se seu marido recusar ou se ele não mostrar interesse em mudar e salvar esse casamento, pode ser o caso de você pensar seriamente em se separar dele. Por maior que seja o seu afeto por ele e por mais que ele tenha pontos positivos, esse relacionamento está lhe fazendo mal e também está fazendo aflorar em você coisas ruins (baixa autoestima, amargura, rancor, raiva, etc.).
Ou acontece uma mudança radical, ou seu relacionamento não tem futuro. Nesse caso, é melhor sair logo dessa relação antes de ela piore.
Essa é minha impressão com base naquilo que você relatou. Apresente tudo isso para Deus, peça direção bem clara, sabedoria, entendimento e firmeza para lidar com essas questões. Você foi criada por Deus, é infinitamente amada, aceita e acolhida por ele. Isso significa que ele quer o melhor para você e pode lhe mostrar que decisões você precisa tomar a respeito de seu marido. Ore por seu marido também, mas não fique eternamente esperando um milagre. Às vezes, o milagre que Deus faz é nos tirar de situações abusivas. Busque a direção Dele e confie que ele mostrará. E, sempre que quiser trocar uma ideia, passe aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su