Pergunta:

Oi, tudo bem? Bom eu tenho 13 anos, estava em período de provas em minha escola, ai eu sentei com uma amiga minha que perto dela tinha um garoto,ok. Ai ta, eu sou muito aberta no sentido de conversar, e então eu comecei a falar com ele e tal, ficamos conversando, ai viramos amigos, vamos dizer assim. Isso foi quarta, ai na quinta sentei denovo com a minha amiga e ficamos todos nós conversando e tal, ai uma outra amiga minha, que aí é a minha mais próxima, evangélica tbm certinha, me falou que qualquer coisinha o garoto falava comigo, tipo, “nossa vc nao para de rir” “vc e uma menina muito alegre hein kkkk” sim ele falou essas coisas mesmo, e tbm ela contou e so no final da aula, ele me chamou 8 vezes , sei lá. Ai ta bom, chegou ontem, sexta, e eu tinha esquecido de fazer um dever e no intervalo, eu peguei pra fazer, ai ele passou onde eu tava com minhas amigas e começou a conversar com a gente ai beleza, mas ai ele soltou uma de “nossa so falta ser loira e gostar de anime” ai eu fiquei tipo,”como assim???” perguntei pra minha amiga e ela so riu p mim, ai eu fiquei tipo que, ai ela me disse que ele tava gostando de mim e tal, mas ele é muito fofo, não em questão de aparência nem nada,mas sabe quando você se sente a vontade com a pessoa, foi isso. Ai minha outra amiga na sexta mesmo,depois de ele falar comigo, perguntou “vc ta apaixonado por ela ne kkkk” e tipo qualquer garoto daria uma resposta meio “que claro que não” ou não responderia nada, mas ele não, ele disse “não sei ainda” aaaaaaaaaa eu me derreti toda (não eu não estava com eles na hora mas tipo eu tava do lado). Eu sou evangélica, to no curso de batismo, tento da o maior exemplo pras minhas amigas, ele não é,na vdd eu nem sei direito qual é a religião dele, ou se ele tem. Mas tipo depois disso eu percebi que sinto algo,ainda em fase de crescimento mas eu sinto. E eu nao quero magoar ele, de jeito nenhum ,eu sou muito sensível e nao gosto de magoar as pessoas, eu me sinto mal mesmo, de verdade :( . Enfim é isso,me da um conselho do que é melhor fazer,por favor. Beijosss. R.

Resposta da Sú:

Hello, R.! Então, amiga, é o seguinte: Primeiro, tudo isso que está acontecendo é muuuuuito recente, tipo, uma questão de dias. Isso significa que não para começar a falar de paixão, ou de interesse, ou qualquer coisa do gênero. Aliás, em um período tão curto não é possível nem desenvolver uma amizade verdadeira, daquelas em que as duas pessoas conhecem uma à outra para valer.  Segundo, se você realmente dá valor a seu relacionamento com Deus e assumiu o compromisso de levar a sério sua vida com ele, então um envolvimento mais próximo com alguém que não é cristão com certeza não faz parte da história que Deus escreveu para você (para saber mais sobre essa questão, veja aqui: http://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/02/gosto-de-um-menino-que-nao-e-cristao-e-agora/). Terceiro, por mais responsável e madura que você seja, ainda é muuuuito cedo para pensar em namoro. Não importa o que suas amigas diga, nenhuma menina de 13 anos está preparada para um compromisso sério desse tipo. Esse é o momento de sua vida de cultivar boas amizades, com meninos inclusive – e só!

Fique tranquila, pois não tem absolutamente nada de errado em você ter sentimentos por esse garoto. Agora, como você já sabe que não é hora de se envolver, meu conselho é que você não fique alimentando esses sentimentos. Entenda que, por enquanto, é para ficar na amizade. Apresente seus sentimentos para Deus, conte para ele o que está em seu coração e peça para Deus ajudá-la a ter uma atitude correta em relação a esse garoto e a ser uma boa amiga para ele.

E, quanto a seu medo de magoá-lo, se você for bem honesta desde o começo, isso vai ajudar um monte. Se suas amigas vierem comentar, diga que você assumiu o propósito de somente cultivar amizades. E você pode até comentar isso com o menino também, antes que ele desenvolva mais sentimentos por você. Lembre-se, ainda, que a gente não controla o que acontece no coração dos outros e, por mais que você seja legal com tudo mundo, alguém pode acabar se magoando, mas isso não é responsabilidade sua. Fale com Deus e peça para ele mostrar para você como deixar para os outros que você está em um tempo de espera e que Deus é agora e sempre vai ser a prioridade em sua vida. Confie que Deus vai encaminhar as coisas no tempo e do jeito dele, que são sempre melhores!

E sempre que quiser conversar, passe aqui. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su