Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, M.! Em minha opinião, vale a pena tentar expressar para sua mãe que você gostaria de ter um relacionamento mais chegado com ela. Não é para criticá-la ou condená-la (o que não vai ajudar em nada), mas dizer o quanto você a valoriza e o quanto gostaria que ela participasse mais de sua vida, ajudasse em seus desafios, etc. O ideal é que você tenha esse conversa com ela pessoalmente. Se, contudo, você achar que vai ser difícil falar, então escreva uma carta ou uma mensagem, ou grave um áudio para ela. Pode ser um bom ponto de partida para vocês começarem a conversar. Se isso não trouxer nenhuma mudança, quem sabe valeria a pena você conversar com outro adulto de sua confiança, que conheça sua família e explicar o que está acontecendo e o quanto você gostaria de se aproximar de sua mãe. Quem sabe essa pessoa pode conversar com sua mãe e ajudá-la a entender que ela precisa lhe dar mais atenção.

Quanto a esse “namorado” dela, se você sabe que ele comete violência (seja física ou emocional), meu conselho é que você ligue para o número 180, onde eles vão orientá-la sobre como lidar com essa questão. Embora você precise fornecer alguns dados (nome e endereço desse homem que está batendo em sua mãe), a denúncia é anônima, no sentido de que eles não vão ficar sabendo que veio de você. Além de orar por sua mãe e pedir que Deus a proteja e dê clareza para sair desse relacionamento, essa denúncia é a melhor coisa que você pode fazer por ela. Você vai estar ajudando a evitar uma porção de problemas adiante e, quem sabe, Deus pode usar isso para aproximar vocês.

Continue a conversar muito com Deus e pedir sabedoria dele para lidar com essa questão. Ele conhece todas as suas necessidades e pode supri-las de maneiras incríveis. Confie nisso!

E, sempre que quiser conversar, passe aqui. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.