Hello, C.! Que bom que você sabe que pode vir aqui para desabafar! Todo mundo precisa disso de vez em quando 🙂
Confesso que não ficou bem claro para mim que tipo de trabalho você faz, mas entendi que há pessoas explorando esse trabalho para benefício delas. E também entendo que é um dilema obtermos sustento e recursos e, ao mesmo tempo, sermos assertivas e não deixar que outros nos façam de capacho.
Meu conselho é que, na medida do possível, você se posicione de forma a mostrar para as pessoas quando elas estão sendo injustas. Se alguém lhe fizer uma proposta que evidentemente será benéfica para ela e prejudicial para você, diga isso para a pessoa e, se possível, recuse a proposta. Às vezes, algumas pessoas nos testam para ver quantos sapos vamos engolir em silêncio. Eu sei que, dependendo de algumas situações de trabalho, nem sempre podemos fazer as exigências que gostaríamos. Na medida do possível, contudo, é importante entendermos que somos dignos de valor, reconhecimento e pagamento justo por nossos esforços.
Mais importante ainda é buscarmos sabedoria e conselho de Deus para todas as coisas – e especialmente para essas situações tão complicadas e que pesam tanto para nós. Apresente todos os seus pensamentos e sentimentos para Deus. Peça para ele lhe mostrar com clareza como proceder. Passe tempo em silêncio na presença dele para acalmar seus pensamentos e seu coração e deixar que ele lhe mostre o próximo passo. Se você não tem muito intimidade com Deus, este é um bom começo:
Que ele guie e ilumine você e lhe dê oportunidades de trabalho justo e que lhe traga satisfação.
E, sempre que quiser desabafar, nossos “ouvidos virtuais” estão à disposição! kkk
Até a próxima!
Kisses,
Su