Pergunta:

Graça e paz, Su.
Então su, as aulas presenciais voltaram e estamos seguindo todos os protocolos, vacinação em dia, uso de máscaras, higienização das mãos.
Estou no meu ape e minha mãe veio ficar uns dias, para me orientar, mas eu vou morar sozinha.
Aquela minha amiga/colega já veio aqui conhecer meu ape e eu fui no dela. Ela é uma boa pessoa, legal para passar um dia, assistir um filme, mas como eu já disse antes, ela é grudenta.
Ela parece querer se convidar para vir aqui, almoçar, jantar e até dormir de vez em quando. Já está tento trabalhos em grupos, mas já estou em um grupo fechado e ela está no dela. Hoje o professor nos entregou um artigo para ler em dupla e discutir em sala, e uma colega do meu lado pediu para fazer comigo e eu aceitei. Essa outra amiga acabou ficando sozinha, e eu acho que provavelmente ela esperava fazer dupla comigo. Mas ela juntou a cadeira dela com a nossa, para ficarmos juntas, mas ela lendo o artigo dela e eu outra lendo o nosso.
Como tenho dificuldades de aprendizagem, e muitas vezes falo besteiras, coisas desnecessárias, estou querendo melhorar e eu minha mãe acreditamos que seu ficar o tempo todo com essa garota, as pessoas vão se distanciar de mim. Ao ver da minha mãe duas pessoas que aparentam ter problemas, juntas, só vai ficar pior.
Não digo isso por maldade, mas as pessoas nos trabalhos, sempre querem formar grupos, duplas, com outros alunos que são mais espertos, inteligentes. Acho que sempre ela vai querer fazer duplas comigo. Não tenho problema, se for de vez em quando, mas não quero que ela fique colada em mim e isso impeça que eu faça novos amigos e que ela possa ficar com ciumes, incomoda, por nem sempre dar atenção a ela.
O que dizer quando ela quiser vir na minha casa, mas eu não estiver a fim, por motivos pessoais, como ficar sozinha, estudanto, ou simplesmente ter um dia só para mim?
As vezes dou cortadas súteis nela, mas não de forma grosseira.
E como eu L, posso melhorar, ser mais esperta, evitar fazer perguntas, comentários toscos, desnecessários, falar demais, ao ponto de incomodar os outros, mas sim dizer coisas relevantes
Eu não gosto quando uma pessoa fala demais comigo e preciso me colocar no lugar do outro.
Outra coisa, s
Quando você estuda, quais técnicas você utiliza, quais métodos, você aprende mais?
Como vencer a preguiça, ainda mais de orar, ler a bíblia?
As vezes vejo vídeos de dicas, mas tenho preguiça de assistir todo ele, rsrs.
Kisses. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Que bom que as aulas presenciais voltaram e você tem oportunidade de desenvolver novos relacionamentos!

Vamos começar por sua amiga um tanto grudenta. Como conversamos anteriormente, ser assertiva e sincera não é, necessariamente, ser grosseira. Às vezes é preciso colocar a sutileza de lado e falar diretamente, ainda que com jeito. Quando você não considerar apropriado interagir com essa amiga, diga isso para ela. “Olha, X., no momento estou a fim de ficar sozinha/resolvi fazer o trabalho com outra pessoa/não posso receber você agora, etc.”. Você tem direito de dizer não, de ter espaço para fazer outras amizades ou ter momentos de solitude. É muuuuito melhor ser sincera que ser fingida. Continue pedindo a Deus que ajude você a ser assertiva de forma educada. Mas lembre-se de que, mesmo quando falamos com jeito, não controlamos a reação de outros e não podemos viver continuamente preocupadas com o que outros vão pensar. Como tantas outras áreas, precisamos buscar sabedoria e auxílio do Espírito para ter equilíbrio.

A meu ver, também pode ser de ajuda você dedicar menos tempo e energia se preocupando com essa ideia de “melhorar, ser mais esperta, falar demais, etc.”. Concentre-se nos seus estudos e volte seu foco para outros (como você pode ajudá-los, por exemplo) e você verá que algumas fluirão mais naturalmente. Se você está fazendo terapia, converse sobre essas questões com o(a) terapeuta. Se você não está fazendo terapia, volto a recomendar que faça, pois é uma das melhores formas de receber ajuda contínua para lidar com esses desafios e com as questões de aprendizagem.

Quanto a estudo, atenção, preguiça e outras coisas mais, conversamos sobre essas questões em ocasiões anteriores. Se você colocar “graça e paz” (sua bela saudação habitual) na caixinha de busca, encontrará todas as nossas conversas, inclusive aquelas que trazem recomendações sobre esses assuntos. Dê uma fuçada e você encontra, kkk.

Que o Senhor continue a ajudar você em cada uma dessas áreas, um passinho de cada vez!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.